"Não chegamos para cumprir tabela": do grupo ao time, IDM sonha ...

Imagine criar um grupo de discussão de qualquer assunto e vê-lo se transformar em uma das maiores referências desse determinado tema no país. Um feito gigante, não? Então imagine ir além: que o assunto, nesse caso, seja um esporte (eletrônico) e que, do bate-papo, surja um time, e que ele vá para a elite desse esporte em dois anos. Parece conto de fadas? Pois esse é um resumo da história da IDM Gaming.

É difícil falar de League of Legends no Brasil sem falar da "Ilha da Macacada". Criado por Samuel Rehbein em 2013, o grupo, que se desmembrou em dois principais no Facebook, acumula cerca de 3 milhões de usuários. O objetivo, anteriormente, era somente discutir LoL. A zoeira, que permanece até hoje na página, virou coisa séria.

- A IDM Gaming surgiu do grupo, é uma ramificação. Temos os administradores ativos, que somos eu, o Hiago (Felipe), o Samuel Rehbein, que criou a Ilha, e o Luan Leal. Nós fazemos essa ponte entre o grupo e o time, e temos nossos sócios, que fazem tudo funcionar. É uma equipe muito grande. Claro que o time não é de zoeira, mas temos uma pegada de grupo, de união, muito forte - explicou o diretor André "Mrelic" Marden, em entrevista exclusiva ao Sportv.com.

IDM venceu o Flamengo e garantiu vaga no CBLoL (Foto: Divulgação/PromoArena)IDM venceu o Flamengo e garantiu vaga no CBLoL (Foto: Divulgação/PromoArena)

IDM venceu o Flamengo e garantiu vaga no CBLoL (Foto: Divulgação/PromoArena)

O time surgiu oficialmente em 2016. Com o apoio de um amigo de André, envolvido no mercado do pôquer, a IDM Gaming comprou uma vaga no Circuito Desafiante, mas sem sonhar alto. A ideia, segundo os administradores, era apenas jogar campeonatos pequenos, levando a marca da Ilha da Macacada ao cenário competitivo. A história foi bem além de apenas representatividade.

O ponto mais alto da história se deu no dia 31 de março deste ano. Sem o peso do favoritismo na decisão do Circuito, a IDM tinha pela frente o Flamengo, dos experientes Felipe "brTT", Thúlio "SirT" e André "esA". A equipe não tomou conhecimento dos rubro-negros, confirmou a vaga direta no CBLoL e levantou a taça. 3 a 1.

- Quando eu vi o Nexus sendo destruído no último jogo, eu desabei. Comecei a chorar. Passou um filme na minha cabeça, tudo o que passamos para chegar até ali. Mas a ficha só vai cair mesmo quando estivermos no estúdio, montando os equipamentos, vendo os casters falarem o nome do time. Batalhamos por isso, investimos. Vamos ter um ícone no League of Legends. Isso vai ficar pra sempre - disse André.

Dois jogadores foram contratados para o CBLoL: o suporte Victor "Cabu" Rangel, semifinalista do último split com a RED Canids, e o topo Mateus "Fitz" Cayres, vice-campeão da CLS (Copa Latinoamérica Sur) com a Rebirth eSports.

Para ajudar o técnico Erick "Erickão" Cardoso, chegou o auxiliar espanhol Alberto "ScrappyDoo" Yañez. Ainda há o analista Hamilton "Shu" Neto.

- Trouxemos os jogadores que queríamos trazer. Não queríamos investir em jogadores experientes, que estão no cenário há muito tempo, mas sim na renovação. Acreditamos nisso. Não é um grupo 100% experiente, vamos tomar pressão no começo, mas confiamos neles - resumiu André.

- Vão comentar todo jogo que fomos campeões do Desafiante, e que a Team One e a KaBuM vieram de lá e ganharam o CBLoL. Mas estamos tranquilos. Gostamos desse sentimento de underdog, subestimado, alivia um pouco.

Independentemente de favoritismo, estatísticas ou histórico, um fato é inquestionável na IDM Gaming: o time chegou para incomodar os clubes mais tradicionais no cenário brasileiro.

- Estamos vindo fortes, treinando de 10 a 12 horas por dia e em busca do melhor no CBLoL. Podem esperar na luta pelo título, pela vaga no Mundial. Não chegamos para cumprir tabela, não - assegurou o diretor.

A IDM Gaming estreia no Campeonato Brasileiro de League of Legends no dia 10 de junho, às 15h (horário de Brasília), contra o Flamengo, em reedição da final do Circuito Desafiante.