A ressaca do Rift Rivals: Até os jogadores das LCS EU e NA se questionam sobre o "torneio das ...

Artigo originalmente publicado em ESPN Esports.

No segundo dia do split de verão do LCS europeu de League of Legends, Gabriël "Bwipo" Rau, da Fnatic, sentou junto a equipe de transmissão para discutir problemas recentes. Isso foi uma semana após o confronto entre a América do Norte e União Europeia no Rift Rivals de 2018, em Los Angeles, EUA.

As equipes que participaram, incluindo a Fnatic, não pareciam assim tão fortes depois de voltar para casa. A sequência até então invicta da G2, por exemplo, foi quebrada pela Misfits assim que os jogos recomeçaram.

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"Eu sinto que é uma questão de desempenho abaixo do possível", Bwipo respondeu quando Martin "Deficio" Lynge mencionou a possibilidade de jet lag (mudança do ritmo biológico que ocorre com algumas pessoas após mudanças de fuso horário em viagens de avião) e os períodos curtos de treinamento.

"Pode ser, mas qual seria a causa?" Deficio perguntou.

"Creio que faça diferença", disse Bwipo. "Você viaja por um dia inteiro, perde um tempo precioso de treinamento, que outras equipes estão aproveitando. Nossos adversários estão praticando continuamente".

"Eles devem ter assistido aos seus jogos no Rift Rivals", acrescentou Deficio.

"Acho que importa é o que você leva de tudo isso, certo?" disse o apresentador Eefje "Sjokz" Depoortere. "A América do Norte, obviamente, conferiu as estratégias europeias. Por outro lado, acho que também há uma experiência valiosa em ir até lá e enfrentar equipes que você não teria a oportunidade de treinar e provavelmente terá de jogar contra no Mundial caso se classifique. Então a parte positiva supera a ruim? "

Rift Rivals coloca as regiões mundiais de League of Legends para se enfrentar Divulgação/Riot Games

Esta é a pergunta que está sendo feita em todas as principais regiões de League of Legends. Em Rift Rivals, as cinco principais regiões são divididas em dois torneios. China, Coreia do Sul e Taiwan/Hong Kong/Macau se enfrentam em uma versão do torneio, enquanto a América do Norte e a Europa se encontram em outra.

Os resultados dessas equipes após o retorno para casa foram variados. O atual campeão sul-coreano da LCK e o representante no Mid-Season Invitational de 2018 tiveram uma perda embaraçosa para o nono lugar, a Jin Air Green Wings. Afreeca Freecs perdeu ambos os jogos da Semana 4, apesar de um ter sido contra KT Rolster, representante do Rift Rivals, que marcou 1- 1, sendo a derrota para a Hanwha Life Esports. A SK Telecom T1 também perdeu após retornar ao LCK.

Enquanto isso, na Europa, a G2 perdeu ambas as suas séries, enquanto Fnatic e Splyce marcaram 1-1. A Team Liquid, da América do Norte, não se saiu bem, com uma frágil vitória sobre a OpTic Gaming e uma derrota para FlyQuest. Echo Fox e 100 Thieves também foram de 1-1.

As equipes sul-coreanas voltaram para casa com apenas três dias para se prepararem para a quarta semana da temporada regular, que poderia ter sido reduzida para um dia, dependendo do tempo de viagem (os vôos provavelmente duraram pouco mais de uma hora, de Dalian a Seul). Os voos para as equipes do LMS teriam chegado a aproximadamente três horas. As equipes europeias tinham entre 14 a 16 horas de tempo de voo antes de regressarem a Berlim para se prepararem para a Semana 4 do LCS europeu.

"Simplesmente não há uma pausa para os jogadores que foram para o Rift Rivals", disse o líder da Echo Fox, Heo "Huni" Seung-hoon. Echo Fox foi uma das representantes da América do Norte e marcou 1-2 no Rift Rivals antes de ir 1-1 na semana 4 da temporada regular da LCS NA.

"Teria sido difícil se eu fosse um jogador europeu. Teria que voar de Berlim para Los Angeles, mas para os jogadores da América do Norte, é meio que esse cenário. Eu me sinto mal pelos jogadores europeus, mas felizmente sou um jogador da AN", riu Huni.

Times da LCS EU se amontoam durante o evento Rift Rivals 2018 da Riot Games em Los Angeles Divulgação/Riot Games

"É muito mais difícil para eles, uma vez que têm que voar e acabam com jet lag", disse o atirado da 100 Thieves, Cody "Cody Sun" Sun. "Para nós, foi um pouco mais difícil do que o habitual, obviamente. É preciso muita energia. Tentamos o nosso melhor com o treinamento que tivemos para o Rift Rivals e nos esforçamos muito nesta semana para o LCS".

A 100 Thieves teve alguns atenuantes. A equipe havia acabado de trocar o caçador William "Meteos" Hartman com a FlyQuest por Andy "AnDa" Hoang. Também decidiu colocar no time titular o topo Brandon "Brandini" Chen e o caçador Đỗ "Levi" Duy Khánh no Rift Rivals. De acordo com Cody Sun, a semana 3 da LCS NA deu à equipe apenas dois dias para se preparar para o Rift Rivals com uma nova escalação em um novo patch. A preparação do Rivals pós-Rift foi um pouco mais fácil, embora a equipe ainda tivesse que se adaptar a um novo caçador na figura de AnDa. Echo Fox também se envolveu com substituições de elenco, embora a equipe tenha sido bastante consistente antes dos Rift Rivals.

"Esta semana tivemos um treino muito bom", disse Cody Sun. "Depois do Rift Rivals, tivemos nosso dia de folga normal e voltamos ao nosso horário habitual. Foi muito bom."

"Tivemos volta a nossa rotina", disse Huni. "Isso é completamente diferente do Rift Rivals e do que mostramos. O mesmo patch, mas com um elenco diferente. Jogamos muito bem e aprendemos muito mesmo perdendo".

Para Huni, a chance de aprender com times europeus, especialmente em se tratando da rota inferior, fez com que o Rift Rivals valesse a pena. Mesmo assim, ele reiterou que a época que o evento foi realizado e o novo patch (8.13) dificultaram as coisas, e para as equipes europeias, a situação foi ainda pior.

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"Eles têm uma semana para viajar, vêm para cá e voltam com o jet lag. Isso é muito ruim para um time. Some o fato que o Rift Rivals não é tão importante, já que não conta para o Mundial nem nada", disse Huni.

"Percebemos que o meta da Europa era muito diferente do nosso. Acho que eles entenderam melhor o meta, então tentamos aprender o máximo com eles", disse Cody Sun. "Mas mesmo assim, sinto que a quantidade de energia que usamos para o que aprendemos com eles não valeu a pena se comparado a uma semana regular de LCS NA".

Dadas as respostas dos jogadores, não é o torneio em si que eles não gostam, mas o tempo e o patch em questão. Há também o problema de tirar valioso tempo de treino para a temporada, especialmente neste meta volátil. A temporada conta para a qualificação do mundial. Baixo desempenho na temporada regular após Rival Rivals contar mais do que Rival Rivals em si.

"Foi uma boa experiência geral", disse Bwipo. "Mas acho que, do ponto de vista competitivo, pelo menos para a divisão regular, não vale a pena ir. Você corre um risco maior em ter um desempenho ruim. Então sinto que você precisa de uma ou duas semanas para voltar ao normal".