Ícones de influenciadores não ligados ao jogo foram alvo de críticas da comunidade
Se já não bastava ter se tornado alvo de severas críticas por conta das mudanças que resultaram no "meta maluco", a Riot Games voltou a receber opiniões negativas da comunidade, nesta terça-feira (17), por conta de uma novidade implementada no servidor de testes (PBE): ícones dedicados a YouTubers
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Atualização chega com outras mudanças no Patch 8.14
Um total de 15 ícones foram disponibilizados no PBE, com alguns deles destinados a influenciadores brasileiros: Brksedu, Mrpoladoful, Teddy e Nostalgia. A ação não foi bem vista pela comunidade brasileira, que alegou que a desenvolvedora estaria "homenageando" Youtubers que nunca criaram conteúdo sobre o jogo e que até já criticaram a modalidade.
A revolta dos brasileiros, inclusive, figurou na primeira página da seção de League of Legends do Reddit, o principal fórum de discussão do mundo. Diante de uma potencial crise, a desenvolvedora se movimentou rápido. Gerente de produtos da Riot, Chris "Riscx" Rockoff se pronunciou no próprio tópico, explicando que a iniciativa "faz parte de um programa para trazer novos jogadores para o jogo".
"Temos muitas equipes diferentes dentro da Riot. Parte de sua estratégia é trazer novos criadores de conteúdo que possam apresentar o league of Legends para públicos diferentes", revelou o executivo.
Riscx vê de forma "compreensível" a revolta por "comunidades não pertencentes" ao jogo serem reconhecidas com conteúdo dentro do League of Legends já que a desenvolvedora está "claramente atrasada em termos de recompensar e reconhecer nossos criadores de conteúdo atuais", o que de acordo com o gerente a empresa quer tornar prioridade.
O executivo revelou ainda um novo programa voltado a parceiros que criam conteúdo sobre o jogo e afirma que as recompensas não se limitam a icones: "pense em conteúdos exclusivos que você só pode obter dos criadores ou de programa de criadores, viagens pagas a eventos internacionais e muito mais".
Já nesta quarta-feira (18) foi a vez da Riot Games no Brasil se pronunciar. "Entendemos a frustração dos influenciadores (e de seus fãs) que jogam League e ajudam a nossa comunidade há tanto tempo ao ver outros influenciadores recebendo algo tão legal como um conteúdo in game", afirmou a gerente de influenciadores, Rioter Pixie.
Assim como Riscx, a executiva brasileira explica que "os ícones fazem parte de uma iniciativa global para apresentar League para novos jogadores. Parte da estratégia é convidar YouTubers que ainda não jogam League para começar a jogar e compartilhar experiências com suas diversas audiências"
Ainda de acordo com Pixie "como o lançamento do programa global atrasou, e para sermos justos com os influenciadores e criadores de conteúdo de League no Brasil, decidimos não disponibilizar os ícones que vocês viram no PBE por aqui".
"Sabemos que os criadores de conteúdo brasileiros contribuem muito para o jogo e para a comunidade, com dedicação e criatividade, e em nenhum momento tivemos a intenção de diminuir a importância desta parceria. Assim, achamos que não publicar os ícones é o melhor caminho", afirmou Pixie
A gerente de influenciadores diz também que "há dois anos, aqui no Brasil, o programa da Academia de Piltover dá suporte aos criadores de conteúdo de vídeo" e que "os membros mais ativos têm benefícios, como acesso antecipado a novos campeões e skins, eventos como palestras e workshops presenciais, além de várias oportunidades de parceria".
"A Academia está constantemente evoluindo para oferecer benefícios que reconheçam as contribuições dos criadores de conteúdo. Temos planos para abrir a Academia para outros tipos de criadores (como streamers), enquanto apoiamos os esforços globais da Riot para oferecer programas similares em outras regiões. Vamos conversar com alguns criadores atuais de League para entender como evoluir o programa de uma maneira legal para eles, enquanto recebemos novos criadores também", revelou