Atiradores eram tão fortes assim?

Gente, comecei a jogar em Junho de 2017, e de lá pra ca só vi a Riot tentar cada vez mais enfraquecer os atiradores, não apenas por conta desse novo meta proposto, mas por nerfs individuais e gerais que foram feitos nesse período, na mudança de itens, no nerf no helicário quando estava viável para atiradores, etc...

Desde que comecei a jogar vejo campeões assassinos com um potêncial de burst enorme, mobilidade enorme, vejo campeões lutadores e magos capazes de jogar 1v9 ainda cedo no game, vejo campeões tanks quase imortais e com um dano desproporcional. Em meio a isso tudo eu me pergunto o porque de a riot escolher dar cada vez mais liberdade e força para essas categorias de campeões enquanto que para os atiradores restam os nerfs, afinal, o qual absurdo eram os atiradores? Porque desde que eu comecei a jogar só vi tentativas e mais tentativas de enfraquece-los?

Já vi todas as propagandas da riot no YouTube e como sempre no marketing são impecáveis, com a premissa de deixar o jogo mais imprevisível eles justificam esse meta, mas sério riot, até aqui só vejo os atiradores prejudicados, alguma justificativa pra isso? Cansei de ver gente falando que atirador tem que ser papel mesmo, afinal é uma grande fonte de dano e dps, adc não tem que ser independente mesmo, afinal os suports estão lá para um objetivo... Então porque, se os atiradores carregam as características de serem papeis e dependentes, qual o sentigo de enfraquece-los mais e mais? Qual o sentido de jogar o pico de poder dos atiradores 100% pro late game se o meta é terminar os jogos no early/mid?