De novato a MVP da Overwatch League: Conheça a história do suporte JJoNak do NYXL

Sung-hyeon "JJoNak" Bang, suporte do New York Excelsior, levanta o troféu de MVP da temporada regular da Overwatch League 

Um dia você está jogando Overwatch em casa. Meses depois, você é votado o melhor jogador da temporada inaugural da Overwatch League. Essa é a história de Sung-hyeon "JJoNak" Bang, suporte do New York Excelsior.

  • Quartas de final continuam nesta sexta e sábado na Blizzard Arena em Burbank, Califórnia.

Com apenas 18 anos, JJoNak teve uma rápida ascensão em sua carreira. Em um vídeo lançado pelo NYXL, o suporte conta que jogava videogames desde o primário e que sempre pensou em ser um jogador profissional, mas que nunca achou que conseguiria seguir essa carreira.

Então, durante o segundo ano do colegial, JJoNak acabou descobrindo Overwatch em um PC Bang (as 'lan houses' da Coreia) e ficou empolgado com o jogo. O suporte conta que conseguiu comprar o jogo com a ajuda da mãe e passou a treinar, a assistir programas relacionados ao competitivo e a se inscrever para seletivas de equipes.

No vídeo, JJoNak lembra que viu o amigo Gi-do "Gido" Mun (atualmente no Seoul Dynasty) vencer a terceira temporada da Overwatch APEX em julho de 2017 e que isso o inspirou. "Pra ser sincero, eu fiquei com um pouco de inveja dele. Quis ser igual a ele, então decidi que seria um jogador profissional", afirma.

Em agosto do mesmo ano, JJoNak conseguiu dar o primeiro passo em sua carreira profissional ao ser chamado para a LW Blue, que disputaria a quarta temporada da Overwatch APEX. Pouco mais de dois meses depois, em 30 de outubro, toda a escalação da LW Blue foi adquirida pelo New York Excelsior para disputar a Overwatch League.

"A primeira partida que eu joguei com o NYXL foi meu primeiro jogo como profissional, e eu estava muito nervoso", revela JJoNak. "Quanto mais eu jogava, menos eu ficava nervoso. Comecei a me divertir mais, e quanto mais eu me divertia, melhor eu jogava".

[embedded content]

SUPORTE MATADOR

O mundo dos videogames tem algumas "regras" estabelecidas, e uma delas é que suportes de qualquer jogo têm como função curar e ajudar. Entretanto, assim como Hong "Madlife" Min-gi mudou essa ideia no League of Legends, JJoNak fez o mesmo em Overwatch.

Com um Zenyatta assustador, o suporte por vezes conseguia mais eliminações e dava mais dano que seus companheiros. Não era incomum vê-lo na linha de frente, principalmente quando sua habilidade suprema estava pronta para ajudá-lo a carregar seu time para viradas e vitórias.

Segundo o site de estatísticas da própria Overwatch League, JJoNak realizou 13,55 eliminações a cada 10 minutos durante a temporada regular, enquanto morreu apenas 4,94 no mesmo período. Os dados também mostram que ele deu 6.814 de dano e 6.256 de cura a cada 10 minutos.

Ao receber o prêmio de MVP da temporada regular, que inclui uma votação do público e da equipe técnica da liga, JJoNak afirmou que a sensação é muito boa. Para ele, todos achavam que o MVP seria um DPS, mas que ele é um suporte e está muito contente por isso.

Enquanto comenta que sua ida de novato a profissional foi "30% trabalho duro e 70% talento", JJoNak garantiu que continuará a se esforçar para "deixar os fãs felizes".

Das quatro fases da Overwatch League, o NYXL venceu duas e foi vice-campeão das outras duas e está garantido nas semifinais da competição. O time aguarda o vencedor entre Los Angeles Gladiators e London Spitfire.