League of Legends conta com o seu próprio dicionário, recheado de termos e siglas usadas para descrever os mais diversos atos e técnicas do game. Apesar de muito populares, essas palavras nem sempre são fáceis de compreender, especialmente por novatos no MOBA. Confira o guia com as principais gírias do LoL.
Faça seu cadastro gratuito e comece a jogar League of Legends agora mesmo!
Gank ou 'gankar' é o ato de emboscar um ou mais adversários de surpresa no League of Legends, usando de superioridade numérica para derrotá-los com mais facilidade. A técnica funciona muito bem contra adversários muito avançados ou fora de posição, que se tornam presas fáceis para o Jungle.
League of Legends: veja dicas para mandar bem nas primeiras partidas
Cait ou "caitar" é a jogada em que o atirador dispara contra o inimigo enquanto se afasta dele. A técnica é ideal para continuar causando dano, enquanto mantém boa distância de campeões capazes de vencer combates de curta distância.
Mais comum no final das partidas, o Pick Off é o ato de isolar um dos campeões rivais para tornar o combate contra ele mais fácil. Essa é uma boa alternativa para equipes em desvantagem no placar, que perderiam um embate time contra time.
Wardar é o ato de posicionar uma sentinela ou totem de vigilância em algum ponto do mapa de League of Legends. Esses itens garantem visão completa da área escolhida, e ajudam a evitar emboscadas dos rivais.
A gíria faz referência a jogadas em que um ou mais jogadores que conseguem passar despercebidos pelos adversários e derrubar torres ou até mesmo o Nexus. Isso geralmente acontece a favor de um time que está sendo pressionado contra sua base.
Leash é usado para descrever a técnica em que outro campeão ajuda o Jungle a derrotar os monstros da selva. Assim, o processo se torna mais rápido e o Jungle perde menos de sua barra de vida.
Freezar é o ato de paralisar o avanço da sua onda de minions, apenas desferindo o último golpe para garantir o gold e experiência. Dessa forma, você dificultará o farm do seu adversário, já que ele vai ficar exposto aos seus ataques.
Poke é o termo usado para descrever pequenos ataques não-letais aos campeões inimigos. Geralmente esses golpes são desferidos enquanto um adversário avança em direção a um minion, e servem para drenar sua vida lentamente e facilitar um eventual gank.
Split Push
A gíria é usada para descrever a estratégia de focar os seus esforços em derrotar as tropas inimigas o mais rapidamente possível. Assim, será mais fácil chegar até a torre inimiga e até mesmo derrubá-la enquanto o seu time enfrenta os outros jogadores.
Smurfs são jogadores habilidosos e experientes de League of Legends que criam novas contas com o intuito de enfrentar jogadores novatos ou de elos inferiores. Considerada por muitos uma trapaça, a técnica é bastante usada para preservar o seu ranking quando for jogar com amigos.
CC é a singla para crowd control, ou controle de grupo. Tratam-se de habilidades que afetam a mobilidade dos campeões adversários, como paralisia, atordoamento, enraizamento, lentidão, provocação e arremesso.
Engage tem exatamente o mesmo significado de iniciação, que é o ato de começar um combate contra o time rival usando uma ou mais habilidades, geralmente de crowd control, e aproveitando seu efeito para investir contra o campeão.
Ace é um termo usado para descrever quando uma equipe inteira é eliminada. É um feito importante para um dos times conseguir eliminar a equipe rival por completo em uma partida de LoL.
Quando um membro da equipe protege um aliado para que ele possa fazer dano, o ato é conhecido como Peel. É um meio de proteção importante para aumentar o potencial de causar dano de um dos membros do time.
O site da Riot possui um glossário oficial completo em que é possível buscar a palavra que você tem dúvida e descobrir o significado.
Como mostrar maestria no LoL? Comente no Fórum do TechTudo!