League Of Legends

br.leagueoflegends.com

League of Legends (abreviado como LoL) é um jogo eletrônico do gêneromultiplayer online battle arena,desenvolvido e publicado pela Riot Games para Microsoft Windows e Mac OS X. É um jogo gratuito para jogare inspirado no modo Defense of the Ancients de Warcraft III: The Frozen Throne.

Em League of Legends, os jogadores assumem o papel de "invocadores", controlando campeões com habilidades únicas e que lutam com seu time contra outros invocadores ou campeões controlados pelo computador. No modo mais popular do jogo, o objetivo de cada time é destruir o nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base e protegida por outras estruturas. Cada jogo de League of Legends é distinto, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo da partida.

league of Legends foi bem recebido desde o seu lançamento e sua popularidade cresceu ao decorrer dos anos. Em julho de 2012, League of Legends foi o jogo para computador mais jogado na América do Norte e Europa em termos de número de horas jogadas. Até janeiro de 2014, mais de 67 milhões de pessoas jogavam League of Legends por mês, 27 milhões por dia e mais de 7,5 milhões durante o horário de pico.

League of Legends tem um cenário competitivo grande e ativo. Na América do Norte e Europa, a Riot Games organiza o League of Legends Championship Series (também conhecido como "LCS"), que consiste em 10 times profissionais de cada continente. Competições regionais semelhantes existem na China, Coreia, Taiwan e Sudeste da Ásia, Brasil, América Latina, Turquia, CEI (Comunidade dos Estados Independentes - antiga União Soviética) e Japão. Essas competições regionais levam os melhores times ao League of Legends World Championship, um campeonato mundial que ocorre anualmente. Em 2013, o prêmio do torneio foi de $1 milhão e teve 32 milhões de espectadores online. O torneio de 2014 teve o quinto maior prêmio da história de eSports, dando ao time vencedor 2,3 milhões de dólares.

Jogabilidade

League of Legends é um jogo do gênero multiplayer online battle arena (MOBA) em terceira pessoa. Ele possui quatro modos de jogos: Summoner's Rift, Twisted Treeline, Crystal Scar e Howling Abyss, entretanto, Dominion e Crystal Scar foram desativados e removidos dos jogos customizados em 22 de fevereiro de 2016. Os jogadores competem em partidas que duram em média de 20 a 50 minutos. Em cada modo do jogo, o time trabalha em conjunto para alcançar os objetivos e, consequentemente, a vitória. Existem também objetivos intermédios em cada modo do jogo que dão ao jogador e para a sua equipe vantagens em alcançar a vitória.

Em todos os modos de jogo, os jogadores controlam personagens chamados de campeões, escolhidos ou atribuídos em cada partida, que possuem habilidades únicas. Os campeões começam cada partida com um nível baixo (nível um em Summoner's rift e Twisted Treeline, e nível três para Crystal Scar e Howling Abyss), e, então, vão adquirindo experiência ao longo do jogo até alcançar o nível máximo de 18. O campeão, ao adquirir um novo nível na partida, permite que o jogador desbloqueie habilidades especiais do campeão. Os jogadores também começam cada partida com uma baixa quantidade de ouro, podendo ganhar ouro adicional durante o jogo de formas diferentes: por matar personagens não jogáveis, como minions e monstros, matando ou ajudando a matar os jogadores adversários, destruindo as torres inimigas, passivamente ao longo do tempo e através de itens ou habilidades do campeão. Esse ouro pode ser gasto durante o jogo para comprar itens que aumentam as habilidades de cada campeão. A experiência do campeão, o ouro acumulado e os itens comprados são específicos para cada jogo. Dessa forma, em cada nova partida, os jogadores começam com a mesma situação em relação a equipe adversária.

Mapas do jogo

League of Legends possui quatro mapas principais, ou "Campos da Justiça", que possuem diferentes cenários, objetivos e circunstâncias de vitórias, assim como feitiços de invocador e itens variados. Um quarto mapa, Crystal Scar, foi descontinuado.

Summoner's Rift

Entenda o Mapa

Uma representação simplificada de Summoner's Rift. Os caminhos amarelos são as "lanes" aonde ondas sem fim de tropas conhecidas como "minions" marcham; os pontos azuis e vermelhos são as torres defensivas que defendem as lanes. Não está ilustrado as duas torres que flanqueiam cada Nexus — o objetivo final do jogo, que está na base de cada time em seus cantos. A linha pontilhada é o rio que divide os lados.

Summoner's Rift é o mapa mais popular de League of Legends. Nesse tipo de mapa, dois times de cinco jogadores competem para destruir uma estrutura inimiga chamada Nexus, que é guardada por torres e defendida pelos jogadores do time adversário. Essa estrutura cria continuamente personagens não jogáveis fracos conhecidos como minions, que avançam em direção à base do time inimigo através de três rotas: superior, inferior e central. Os jogadores disputam para avançar essas ondas de minions até a base inimiga, o que lhes permite destruir as estruturas inimigas, atingir objetivos e, consequentemente, garantir a vitória.

Ao redor das rotas há terrenos neutros conhecidas como selva e rio. A selva é apresentada em quatro quadrantes e ela contém uma grande variedade de personagens não jogáveis conhecidos como monstros. O rio contém três tipos tipos de monstros neutros: Scuttle Crab, dragão e Barão Nashor.

Twisted Treeline

Twisted Treeline é o palco para as partidas 3 contra 3. Assim como no summoner's rift, o objetivo é destruir o Nexus da outra equipe, porém é dividido em apenas 2 lanes. Na selva, entre as duas lanes, tem dois pontos, que ao serem capturados, concedem bônus ao time que capturá-los.

Howling Abyss

Howling Abyss é um mapa gélido com temática voltada para as histórias de Freljord, conhecido como a ponte onde houve a guerra entre os Glacinatas e os Observadores Gélidos, visando esta guerra, a aparência da ponte é toda quebrada e pedaços da mesma caem com o decorrer da partida. Ficou no lugar de Proving Grounds como mapa do ARAM e do tutorial.

Assim como no Summoner's Rift e em Twisted Treeline o objetivo aqui é destruir o Nexus inimigo, com cinco jogadores em cada equipe e uma única lane o mapa não deixa a desejar, as partidas geralmente tem duração de 10 a 25 minutos pela facilidade que se tem de iniciar team fight's, aqui o jogador não necessita de tanta estratégia quanto nos outros mapas e é apenas incumbido de se dedicar ao trabalho em equipe, sendo impossibilitado de se curar ao voltar para base e só podendo comprar itens enquanto está morto ou um tempo depois de voltar a vida. A seleção de campeões deste mapa é randômica com base nos campeões que o jogador já tem (salvo se o invocador acumulou pontos de troca de herói, que permite que o seu campeão seja sorteado randomicamente novamente, esses pontos são acumulados de acordo com a quantidade de campeões que certo jogador possui, quanto mais, mais rápido são acumulados, com um máximo de duas cargas), muitas vezes a vitória depende da sorte que a equipe teve nos campeões que foram sorteados ao seu time.

Crystal Scar

Crystal Scar foi o cenário do Dominion, um mapa 5v5 onde os campeões capturavam e concentravam pontos de controle com o objetivo de danificar o nexus inimigo. Os nexus de Crystal Scar, diferente do dos outros mapas não podiam ser danificados diretamente, tinham 500 de vida e a equipe que dominava a maior parte dos pontos, iria concentrar um raio destrutivo no nexus inimigo que era destruído quando chega a 0 de vida.

Na season 2, Riot Games demonstrou um novo modo de jogo intitulado "Dominion". Este é um clássico modo de jogo de domínio de bases, no qual as equipes precisam dominar uma base e defende-la da equipe inimiga. O mapa consiste em 5 pontos para conquistar e defender, que são os seguintes:

O moinho: localiza-se no topo, e uma das mais prezadas, já que não está localizada em nenhum dos lados, tornando-se um dos pontos mais fáceis e, ao mesmo tempo, mais difíceis de se alcançar, pois é o mais longe de todos, para os dois lados;A refinaria: localiza-se mais abaixo do Moinho, e fica no lado esquerdo, pertencendo, assim, ao time Azul. É fácil de se capturar, já que possui um caminho livre até ele;A pedreira: fica localizado na parte debaixo, a esquerda do mapa. É muito útil, pois é localizada próxima da fonte de ambos os times, assim fazendo com que eles possam ir rapidamente até ela;O ossuário: está posicionada no lado do time roxo, sendo facilmente conquistada, por localizar-se próxima se sua fonte;A perfuradora: fica localizada entre o Ossuário e o Moinho sendo de fácil acesso ao time Roxo. Fácil de se atingir pelo time Roxo, por estar localizada próximo ao leste, e prezado pelo time Azul, por ter caminho livre para leste.

Cada equipe começa com quinhentos pontos de vida em seu Nexus (cristal central de cada equipe). Quanto mais bases uma equipe domina, mais rápido os pontos de vida da equipe adversária se esgotam. A partida acaba quando os pontos de vida chegam a 0. Este modo de jogo tem uma popularidade muito mais baixa do que os outros modos de jogo.

Em 10 de fevereiro de 2016, Riot anunciou que desativaria permanentemente o modo Dominion e removeria Crystal Scar de partidas personalizadas, que aconteceu em 22 de fevereiro. Apesar disto, o mapa Crystal Scar foi reutilizado posteriormente em outros modos, como Ascension.

Mecânica de jogo

Como já citado, o objetivo principal do jogo é destruir o Nexus inimigo. Tal coisa pode parecer bem fácil, mas existem muitas coisas que impedem um time de alcançá-lo.

Rotas

•Rota superior ou Top: Na rota superior, é uma lane onde participa apenas um campeão de cada time, este pode ser um tanque, um lutador, ou, eventualmente, alguns atiradores como Vayne. Vale lembrar que o termo "AD Carry" não significa exatamente um atirador, mas sim um carregador de dano físico de alto potencial, como Tryndamere, Fiora e Talon. Mas comumente, AD Carry é um termo designado apenas para atiradores. O tanque é altamente resistente, é responsável por liderar o time (independente se ele estiver na rota superior ou não, o que determinará isso, é se houverem mais de um tanque no time, portanto, cabe ao time a decisão de deixar o top-laner cuidar da liderança ou outro tanque como o suporte). É ele quem cuidará da linha de frente e será responsável por proteger seus aliados com suas enormes capacidades de absorver dano.

Rota inferior ou Bot: A rota inferior é a única rota que conta com duas importantes figuras: O Atirador e o Suporte. O suporte é responsável pela visão do mapa, pelo suporte ao time e pela proteção do atirador, também é responsável pelo controle da rota inferior e suporte para sua equipe. Este pode ser um tanque com alto controle de grupo como Braum, alguém com sustentamento de mana ou de vida como Taric, Soraka e Nami, poke(incomodar e atrapalhar o atirador inimigo a pegar ouro (dinheiro do jogo)) como Karma e Sona, suportes ofensivos como Braum, Thresh, Leona e Blitzcrank, ofensivos e defensivos como Thresh, Janna, Tahm Kench e Braum, entre vários outros. O atirador juntamente com o mago, concentra o maior poder de fogo do time, mas com uma defesa muito baixa, esta é a razão de precisar de um suporte. Este atirador, também possui várias características, ele pode ser um atirador ofensivo, defensivo, ou poke, como Draven, Vayne e Varus ou Ezreal, respectivamente.

Rota meio ou Mid: É na rota do meio que se concentra alguns personagens com elevadas formas de causar dano em área e abater alvos desprevenidos (off-pick). Estes incluem os assassinos, personagens com dano suficiente para retirar um alvo como um atirador ou mago do mapa em poucos segundos. Apesar de possuírem um dano elevado, também são pouco resistentes, tudo se resume a conseguir pegá-lo.

Magos são personagens com grandes danos em área e alto controle de grupo, como Viktor, Zyra e Lissandra. Estes também podem ser assassinos com alto dano em área, como Kassadin, e LeBlanc, ao contrário de Zed e Talon que possuem baixo dano em área mas um alto poder de foco, neste caso, podem fazer um verdadeiro estrago se alguém não conseguir pará-los.Selva ou Jungle: É um lugar encontrado apenas em Summoner's Rifte não consideravelmente , em Twisted Treeline. O personagem deste lugar, é o Caçador ou popularmente chamado Jungler. Ele é responsável pelos monstros épicos barão e dragão, e também tem a função de ajudar as outras três rotas. A Selva é dividida em duas partes para as duas equipes. Também possui o objetivo extra de atrapalhar a selva inimiga, o chamado Counter-Jungle, onde dependendo do seu personagem e habilidade, você poderá invadir a selva inimiga e roubar seus atributos essenciais como o Rubrivira ou o Azuporã, deixando-o sem condições de reagir isso roubando a sua parte da selva.

Monstros da selva

•Rubrivira: O Rubrivira ou Red, é um monstro grande essencial no início para o caçador. Ele concede efeito de queimadura por 3 segundos ao atingir um inimigo, dano de ataque aumentado e grande porcentagem de regeneração de vida a quem lhe der o Golpe Final. Não é necessário Golpeá-lo para adquirir seu efeito.

•Azuporã: O Azuporã ou Blue, é um golem gigante que também é priorizado pelos caçadores no início no jogo. Ao ser abatido, concede Poder de Habilidade, Super-regeneração de mana e Redução do Tempo de Recarga a quem lhe der o Golpe Final. Seu efeito e o efeito do Rubrivira são os únicos da selva que são transferíveis entre campeões, caso um inimigo abata o alvo com o efeito, o efeito é transferido para o abatedor. Não é necessário Golpeá-lo para adquirir seu efeito.

•Acuâminas: As acuâminas são um grupo de pássaros. São os monstros neutros mais próximos da rota do meio. No início são complicados de abater devido ao alto dano causado por eles.

•Krugues: Os krugues são dois monstros neutros que acabam dividindo em monstros menores ao serem abatidos. O krugue menor se divide em duas partes, e o krugue maior se divide em duas partes, que depois se dividem em mais duas.

•Arongueijos: Os arongueijos são encontrados nas proximidades do covil do Barão e Dragão. São bastante resistentes, mas eles não possuem reação com absolutamente ninguém. Não atacam, apenas andam. Ao serem abatidos, tornam-se sentinelas fornecendo visão do rio superior se o arongueijo superior for abatido e visão do rio inferior se o arongueijo inferior for abatido.

•Lobos trevoguari: Os lobos trevoguari são uma boa fonte de ouro e são os mais fáceis para derrotar no início de jogo.

•Grompe: O grompe é um sapo gigante que causa dano mágico e é um pouco difícil de matar.

•Arauto do vale: Arauto do Vale é um monstro épico. Ela nasce somente uma vez por jogo, e sumirá permanentemente após os 19:45 de tempo de partida, ou 19:55 se estiver em combate. Para abatê-la mais facilmente, é preciso atacar seu olho nas costas (são necessários dois jogadores para essa tática). Ao derrotá-la, ela deixará uma relíquia ocular no chão que apenas UM jogador do time que a derrotou pode pegar: essa relíquia reinvoca a Arauto do Vale, que irá agora atacar as torres e ir em direção ao Nexus inimigo, até ser derrotada pela a equipe inimiga.

•Dragão: O dragão é um monstro épico e uma fonte de efeitos permanentes. Existem 4 dragões elementais diferentes no jogo: o Dragão Infernal (Fogo) aumenta o poder de habilidade e dano de ataque do time; o Dragão das Nuvens (Ar) concede velocidade de movimento fora de combate; o Dragão do Oceano (Água) concede regeneração de vida e mana; e o Dragão da Montanha (Terra) aumenta o dano em monstros épicos e estruturas. A partir dos 35 minutos de jogo, apenas nascerá o Dragão Ancião, que amplifica todos os bônus já obtidos com os dragões já eliminados pelo time. O Dragão Ancião tem efeito temporário.

•Barão: O barão é um monstro épico que ao ser abatido, concede 300 de ouro a todo o time abatedor, aumento no dano, alcance de ataque e resistência de tropas próximas a um campeão com a aura do barão (aura não concedida a aliados abatidos), dano de ataque e poder de habilidade extra a todos os aliados e 25 de ouro adicional a quem der o golpe final. É um combo de efeitos extremamente notáveis e poderosos.

O Golpear é um feitiço obrigatório para o caçador, pois ele possui aprimoramentos específicos na loja, como lentidão, dano real ou sentinelas, podendo ser aprimorado para causar dano mágico, físico, aumentar a velocidade de ataque ou fornecer resistência.

A partir da temporada 2017, todos os principais monstros da Selva que forem Golpeados, restauram uma grande porcentagem de vida para o Golpeador.

Tipos de jogos

League of Legends possui um grande número de tipos de jogos que aumentam a variedades nos diferentes modos do jogo.

O Tutorial é o primeiro tipo de jogo válido aos novos jogadores. O tutorial é jogado no Howling Abyss e inclui um treinamento de batalha para que os jogadores tenham as noções básicas do jogo. Co-op vs. AI é válido aos novos jogadores após completarem ou optarem por sair do Tutorial. Pode ser jogado no Summoner's Rift, Twisted Treeline e Crystal Scar. Os times são compostos por cinco ou três jogadores contra bots. Custom Games permitem que os jogadores joguem qualquer modo de jogo com qualquer combinação de campeões.Normal Matchmaking é válido aos jogadores que alcançaram o nível 6 e é utilizado um sistema automático para formar os times, para se jogar com pessoas com a mesma experiência.Ranked Matchmaking é válido aos jogadores que alcançaram o nível 30. É utilizado um sistema semelhante ao do Normal Matchmaking e permite ao jogadores competirem entre si, pois essas partidas são contabilizadas no sistema competitivo do jogo.Team Matchmaking permite que a equipe seja pré-formada para competir contra outra equipe com habilidade semelhante.

Introdução aos Campeões

League of Legends tem classes distintas de campeões: assassino, lutador, mago, suporte, tanque e franco-atirador. Cada classe possui diferentes características e pontos fortes. No mapa de Summoner's Rift, a classe de suportes e franco-atiradores lutam na rota inferior; os magos e assassinos jogam na rota central; a rota superior é composta por tanques, lutadores e assassinos, mas alguns magos e franco-atiradores também podem ser jogados no topo; e na selva é utilizado campeões tanques, lutadores, assassinos e magos.

•Assassino: campeões que têm como especialidade matar um campeão o mais rápido possível. Esses campões geralmente são fortes e costumam ser difíceis de se matar ao adquirirem vantagem. Os exemplos de assassinos são Ahri, Akali, Fizz, Katarina, LeBlanc e Zed.

•Atirador: um campeão que geralmente é fraco no começo, mas pode se tornar realmente forte no final. Esses campeões possuem um alto dano por segundo. Os exemplos de atiradores são Ashe, Jinx, Miss Fortune, Caitlyn, Varus e Vayne.

•Lutador: campeões que misturam os atributos de dano e defesa. Os exemplos de campeões lutadores são Jax, Jayce, Irelia, Riven, Fiora e Wukong.

•Suporte: campeões que possuem habilidades para ajudar o resto do time. Os exemplos de suportes são Nami, Soraka, Bardo, Thresh, Sona e Janna.

•Mago: campeões com poderosas habilidades mágicas, mas pouca defesa. Algumas habilidades causam grande quantidade de dano em um curto período de tempo, enquanto outras causam dano ao longo do tempo. Os exemplos de magos são Annie, Lux, Diana, Orianna, Syndra e Karma.

•Tanque: campeões focados em receber todo o dano do time adversário. Os exemplos de tanques são Garen, Poppy, Shen, Amumu, Sejuani e Skarner.

Popularidade

Em um comunicado publicado em novembro de 2011, a Riot Games afirmou que League of Legends tinha 32.5 milhões de jogadores, sendo que 11.5 milhões jogavam mensalmente, dos quais 4.2 milhões jogavam diariamente. De acordo com a Riot, em outubro de 2013, o jogo tinha 12 milhões de jogares ativos diariamente e 32 milhões de jogadores ativos mensalmente. Em janeiro de 2014, o jogo tinha 27 milhões de jogadores ativos diariamente, 7.5 milhões de jogadores simultâneos nos horários de pico e 67 milhões de jogadores ativos mensalmente.

Em março de 2012, League of Legendsse tornou o título #1 nos PC cafés da Coreia. Em julho de 2012, Xfire divulgou um relatório afirmando que League of Legends era o jogo de computador mais jogado na América do Norte e na Europa, com 1.3 bilhões de horas logadas pelos jogadores nessas regiões entre julho de 2011 e junho de 2012. League of Legends também é muito popular nas Filipinas e, até julho de 2013, era o segundo título mais jogado nos PC cafés do país (atrás de Defense of the Ancients). Em Taiwan, é estimado que 5% da população jogue League of Legends, tendo mais de 1 milhão de usuários registrados no servidor.

Crítica

League of Legends tem recebido críticas favoráveis e, atualmente, ocupa a pontuação de 78 de 100 na Metacritic.

IGN inicialmente avaliou League of Legends com a nota 8 de 10 em 2009, destacando o design do jogo, o design dos campeões que possuem boas opções de customização e os visuais animados. No entanto, o lançamento confuso do jogo foi criticado: foi considerado que o título foi lançado muito cedo, com alguns recursos faltando e outros que precisavam ser removidos. Finalmente, o revisor observou que os jogadores de alto nível do jogo tem "pouco paciência com os recém-chegados", mas ele acredita que o matchmaking (que ainda não havia sido implantado no momento da avaliação) resolveria esse problema, por colocar jogadores de níveis semelhantes na mesma partida.

Leah B. Jackson do IGN reavaliou o jogo em 2014, mudando a pontuação da IGN de 8.0 para 9.2. Jackson avaliou o jogo como um "exemplo de excelência", elogiando a variedade de campeões, o sistema de progressão e a estratégia de jogo em equipe.

Em comparação aos jogos MOBA Heroes of Newerth e Dota 2, Mike Minotti do VentureBeat considera League of Legends o jogo mais fácil de se aprender e o mais rápido de se pegar o ritmo.

Em 2015, o jogo ficou na 15ª colocação na lista dos 15 Melhores Jogos do USgamer Desde 2000.

Prêmios e indicações

Torneios

Final regional do Campeonato Brasileiro de League of Legends, em São Paulo, no dia 19 de julho de 2014.

Existem milhares de torneios do jogo, tanto regionais quanto mundiais. A popularidade é tão grande que as finais chegam a ser realizadas em estádios de futebol.

Nas finais do World Cyber Games de 2010, houve um torneio de League of Legends, em que equipes da China, Europa e das Américas competiram. A equipe Counter Logic Gaming da América do Norte venceu o torneio, ganhando um prêmio de US$7,000.

Em 2014, a final regional do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) foi no estádio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, sendo vencedora a equipe KaBuM e-Sports, a primeira equipe brasileira a ter participação no campeonato mundial do jogo, de 4 partidas, conseguiu uma vitória contra a equipe vencedora regional europeia Alliance (que acabou sendo desclassificada).

Já em 2015, a equipe paiN Gaming levou o título da final regional no Allianz Parque com mais de 12.000 pessoas e seguiu para o International Wild Cards, onde conquistou a vaga para o campeonato mundial de 2015 derrotando a Kaos Latin Gamers (KLG) na final por 3 a 0 (md5).

Fonte: https://ift.tt/2uthCu9