Semana de abertura do Fortnite Summer Skirmish tem problemas de servidor e fim precoce

O Fortnite Summer Skirmish Series deveria ser o pontapé inicial da Epic Games para seu investimento de US$ 100 milhões em seu jogo massivamente popular como um esport. Durante um período de dois meses, o plano da Epic era premiar US$ 8 milhões ao todo, com cada semana tendo um torneio com um formato diferente.

  • Desafios do Passe Livre e Passe de Batalha envolvem encontrar lhamas, baús, raios e mais.

  • Detalhes das disputas do Summer Skirmish não foram revelados, mas primeiro torneio será já neste final de semana.

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As coisas deveriam começar no sábado com um torneio de duplas. A Epic convidou 35 equipes para o evento, consistindo de profissionais e personalidades, e o restante do campo foi preenchido pelos melhores jogadores com melhor desempenho no Showdown.

Mas o torneio de sábado deixou mais perguntas do que respostas para a Epic e seus jogadores, incluindo para onde o prêmio vai e o que a desenvolvedora do jogo pode fazer para reforçar seus torneios online pelo resto da série.

As regras para o sábado eram simples: todas as equipes jogariam juntas em 10 partidas separadas, e se uma equipe conseguisse duas vitórias, ganharia automaticamente o primeiro prêmio de US$ 50 mil. Se nenhuma equipe conseguisse ganhar duas vezes e cada partida resultasse em um vencedor único, a equipe com mais mortes levaria para casa o prêmio principal. Para tentar incentivar a ação, a Epic também anunciou que a equipe com mais eliminações no final de cada jogo receberia US$ 6,5 mil, com o dinheiro sendo dividido se as equipes empatassem em eliminações.

Tudo isso fez parecer no papel que a série de torneios seria uma forte continuação do evento ao vivo Fortnite Pro-Am que a Epic Games realizou em junho no Banc of California Stadium, em Los Angeles. Apesar de um atraso no início do evento e uma observação de jogo errática, o Pro-Am foi considerado um grande sucesso, com o garoto-propaganda do Fortnite, Tyler "Ninja" Blevins, e o parceiro Marshmello, ganhando o grande prêmio por caridade em frente a uma multidão embalada.

Esta série, no entanto, não era o Fortnite Pro-Am.

No evento online de sábado, hospedado em servidores norte-americanos com um campo internacional de jogadores, os servidores do jogo estavam com lag (atraso). Os jogadores pareciam presos em areia movediça proverbial com o quão ruim era o lag, e as equipes foram eliminadas sem sequer terem a chance de jogar porque não conseguiam se mover. Embora o evento tivesse mais de 120 mil espectadores no canal principal de Fortnite e ainda mais nas streams pessoais dos participantes, os fãs se rebelaram contra a configuração defeituosa, incomodados pelo fato de todo o torneio parecer um playground desigual.

Além disso, a jogabilidade foi deixada ao ritmo de um caracol devido ao fato de que vencer e ser o último time vivo superava o risco de tentar uma enorme quantidade de eliminação na chance de ganhar a recompensa de US$ 6,5 mil. Esse estilo de jogo defensivo misturado com os problemas do servidor levou a um evento que não foi atraente nem para os fãs obstinados, e nem para casuais.

Um evento ruim com problemas não vai atrapalhar a Epic Games. Em 2012, a Riot Games teve que adiar as quartas de final do Campeonato Mundial de League of Legends por causa de problemas no servidor, forçando uma das situações mais estranhas da história do esport. O fracasso fez com que a Riot se tornasse melhor em sediar eventos e fortalecer sua participação no mundo dos jogos nos próximos anos. Em comparação, a primeira semana do Summer Skirmish sendo um fracasso não é um grande desastre como o da Riot, e se for uma experiência de aprendizado para a Epic, só pode resultar em pontos positivos.

O que fez o torneio semanal Friday Fortnite de Daniel "Keemstar" Keem um dos maiores sucessos do esport na história recente não foi apenas a fusão de jogadores e personalidades profissionais, mas as partidas agressivas que ele produzia. Nos torneios de Keem, o campo era dividido em um formato de chaves de dupla eliminação, com as equipes adversárias sendo agrupadas em esquadrões e a equipe com mais mortes depois de dois jogos sendo nomeadas como vitoriosas. Não importa se você vê "Victory Royale" no final. Embora, obviamente, seja benéfico chegar ao fim para ter a chance de conseguir mais eliminações, ser proativo é mais premiado do que se esconder, levando a jogos em que as equipes se colocarão estrategicamente em situações difíceis para começar com a esperança de conquistar uma vantagem inicial.

Na edição desta semana do Summer Skirmish, ganhar na versão do jogo de esconde-esconde pode lhe dar o título, que, embora seja definitivamente uma estratégia jogável, não leva à melhor experiência do espectador. Nem a falta de jogabilidade real. O torneio de abertura do evento foi interrompido após quatro partidas por conta do servidor não aguentar a carga pesada de todas as conexões internacionais. Kevin "Kevie1" Bed e seu parceiro, NotVivid, receberam o primeiro prêmio depois de vencer a segunda das quatro partidas disputadas.

"Obrigado a todos os participantes que jogaram na primeira semana do #SummerSkirmish!", publicou a Epic Games em seu Twitter oficial de Fortnite. "Vamos usar diferentes formatos a cada semana. Estamos procurando melhorar o desempenho do servidor e resolver problemas também".

É o fim do mundo para a Epic Games? Claro que não. O jogo ainda é um fenômeno e está ganhando força a cada dia. Mesmo com um formato menos empolgante e grandes problemas com o servidor, o torneio foi de longe a coisa mais assistida na Twitch do dia, com a audiência superando as séries de campeonatos europeus e norte-americanos da Riot Games e a Overwatch League da Blizzard Entertainment, que atualmente está na sua fase de playoffs.

Mas que isso seja uma lição. Às vezes até mesmo o jogo mais popular do mundo apoiado por mega-celebridades e com milhões e milhões de dólares como premiação pode falhar, e nem mesmo o próprio Drake pode salvar Fortnite de algumas falhas em sua busca para se tornar o melhor esport do mundo.