O São Paulo Futebol Clube é mais uma equipe de futebol de olho na expansão dos esportes eletrônicos. Assim como Palmeiras e Corinthians, que tem planos para ingressar no cenário dos esports, e o Santos, que já possui um time de Counter-Strike, o Tricolor que desbravar o cenário competitivo dos games.
Em entrevista ao site Arquibancada Tricolor, Luiz Fiorese, diretor executivo de Marketing do São Paulo, revelou que o time quer sim fazer parte dos esports. O impulso final foi a repercussão da parceria com a Konami, para que o time fosse exclusivo no Pro Evolution Soccer 2019.
-
A 78ª edição do podcast do ESPN Esports Brasil está no ar!
O dirigente falou sobre a possiblidade da expansão do Tricolor paulista neste novo campo de disputa: "Os esports são uma realidade. Quando fizemos o anúncio da parceria [PES 2019], a nossa torcida recebeu de uma forma absolutamente especial. O São Paulo sempre teve a marca do protagonismo e do pioneirismo. Vamos trabalhar para entrarmos como protagonistas, sendo nosso primeiro passo ter uma equipe própria do São Paulo Futebol Clube".
Assim, nota-se que o clube não quer seguir o formato de parcerias, mas ter o controle total sobre os rumos de suas equipes nos esports.
RIVAIS VIRTUAIS
O São Paulo quer se juntar a demais clubes brasileiros que estão de olho nos esports, que visam principalmente a audiência mais jovem.
O Corinthians, até março de 2018, tinha parceria com a organização da Red Canids para fazer parte da liga nacional de League of Legends, o CBLoL. Longe atualmente dos esports, o Timão esboça uma volta, com direito a um espaço exclusivo na Arena de Itaquera.
Do outro lado da capital paulista, o arquirrival Palmeiras também tem planos têm seus próprios planos para estar nos esports. Já o Santos Futebol Clube voltou com tudo no cenário de Counter-Strike com uma nova formação.
No Rio de Janeiro, o Flamengo segue firme no CBLoL, com equipe própria e está na semifinal do atual torneio. Seu adversário histórico, o Vasco da Gama, revelou nesta semana os planos do Gigante da Colina.
Equipe no Brasil como Atlético Paranaense, Vitória, Ferroviária (SP) e Bragantino (SP) são outros exemplos de times nacionais que já veem os esports uma realidade a ser investida.