A equipa de League of Legends da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está de parabéns.
No campeonato mundial de universidades de League of Legends, que decorreu de 16 a 19 de Agosto em Xi'an na China, a equipa portuguesa conquistou o segundo lugar do pódio, um feito nunca antes alcançado por uma equipa nacional.
Um longo caminho foi percorrido pela equipa para conseguir competir na final do campeonato mundial de universidades. Tudo começou na e-University League, a Liga Portuguesa de Desportos Eletrónicos Universitários, em que a equipa da FEUP mostrou ser superior às equipas da Universidade do Minho, Instituto Superior de Engenharia do Porto e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Depois de se consagrar como campeã entre as universidades portuguesas, a equipa da FEUP assegurou um lugar nas competições europeias da University Esports Masters (UEM) em Tenerife, que aconteceram em Julho. Nesta competição a equipa ficou também em segundo lugar, o que garantiu a participação no final agendada para a China.
No ano passado a equipa não tinha conseguido passar da fase de grupos no campeonato mundial, mas em 2018 surpreendeu ao vencer os cinco jogos desta fase. A equipa composta pelos jogadores JotaC, Nunak, Cherrie, Alternative, AFM e pelo treinador Fintinhas, tinha como concorrência universidades representantes da China, do Vietname, dos Estados Unidos, da Austrália e do Brasil.
"No ano passado a equipa não tinha conseguido passar da fase de grupos"
Ao vencer os cinco jogos da fase de grupos, a equipa da FEUP passou directamente para as meias-finais, onde venceu a Coreia por 2-0. Na final competiu contra a equipa da universidade chinesa JiMei. O primeiro jogo foi perdido, mas os portugueses pareciam decididos a vencer, ganhando os dois jogos seguintes. No entanto, a final passava pela realização de cinco jogos e a equipa nacional acabou por perder os dois últimos. No final ficou 3-2, a favor da universidade JiMei.
Embora o sonho de vencer o mundial de universidades de League of Legends não tenha sido alcançado, o desempenho da equipa da FEUP é louvável e chegaram onde mais nenhuma equipa de Portugal chegou antes.