Olá a todos. Recentemente a Riot postou um vídeo falando sobre o presente e o futuro de League of Legends. Acho que é bem claro pra todo mundo que o nosso "LoLzinho" está passando por sua primeira grande crise. O que é bem plausível pra um jogo que vai completar 10 anos em 2019. Nesse mesmo vídeo, o cara lá pede feedback aqui no fórum e é isso que eu vim fazer. Vou tentar resumir ao máximo, mas garanto que de qualquer forma o texto vai ficar longo. Nessas minhas palavras eu quero registrar toda minha trajetória, tudo que fez eu me apaixonar pelo jogo e jogar ele por tanto tempo e tudo que tem me desanimado bastante. Eu sei que a Riot é atenciosa com esses detalhes e espero de verdade que algum Rioter pelo menos leia isso. Vou dividir tudo por partes e por tópicos. Começando do inínio.
O COMEÇO
Em 2012 eu tinha deixado de ser um "gamer". Sempre gostei de jogos online e eu tinha começado a trabalhar. Não tinha mais tempo pra me manter no topo nos MMOs que eu tanto gostava, por exemplo. Foi assim que um amigo meu me apresentou o LoL. E me explicou que minha falta de tempo/dedicação não seria problema. Porque eu só cairia com pessoas do meu nível (pelo menos nas rankeds). Eu comprei um computador só pra jogar o jogo e não me arrependi.
Eu peguei a época do começo da ascensão do LoL. Vamos ser sinceros, quem aqui que já tem mais 20 anos e sempre curtiu games, não esperou que um dia esse universo tivesse mais espaço na mídia, mais respeito etc etc? Aqueles grandes campeonatos que ficavam cada vez maiores a cada ano, as reportagens na TV (mesmo que bem vergonhosas, mostravam que LoL estavam ganhando espaço). Campeonatos de games já existiam, mas o LoL que escancarou de verdade as portas pra isso começar de vez.
E todos os meus amigos jogavam LoL. Conheci amigos de amigos que jogavam. Fui parado na rua por pessoas que eu nem conhecia, me chamando pra jogar também. Eu juro. E isso era "mágico". Foi uma "golden age" para o LoL, na minha opinião. Entre 2012 e 2016, mais ou menos. Dada essa introdução, antes de eu falar da Riot em si, gostaria de falar da comunidade do jogo.
A COMUNIDADE É INGRATA
Antes de mais nada. PAREM de falar que a comunidade de LoL é tóxica. Em qualquer jogo existem pessoas tóxicas, LoL não tem nenhum imã pra atrair pessoas tóxicas. Já joguei muitos jogos online e de diversos tipos. MMO, jogos de cartas, outros moba, FPS, em TODOS os jogos existem pessoas tóxicas. Acontece que no LoL o chat é uma ferramenta sempre presente. E por isso, vemos pessoas digitando toxidades com mais frequência.
E sabem aquela história de que report não funciona? Não funciona uma ova. Eu já tomei ban eterno. Não me orgulho disso, nem um pouco. Mas estou sendo sincero aqui. Hoje em dia eu acho que tomei jeito. Mas enfim, isso é outra história. Só quero deixar claro: report funciona. Pelo menos comigo, funcionou.
Porém... LoL tem a comunidade mais ingrata de todas. No Facebook, nos vídeos, nos posts no site, nas partidas, no fórum, o que você mais vê é gente reclamando, reclamando, reclamando. Reclamar é importante, eu estou reclamando aqui. Mas putz... Reclamar de preço de skin? Reclamar do que vem em baú? Falar que a Riot é um "**cogumelo do teemo**"? Viver spammando em tudo quanto é lugar que o jogo é ruim e continuar jogando? Vamos parar de infantilidade...
O jogo é DE GRAÇA. Você não precisa comprar nada e pode chegar no challenger se for bom, esse é um dos pouquíssimos jogos online onde não se pode comprar absolutamente nada pra se ter vantagem. A Riot se mantém da venda de skins. Sabe aquelas transmissões grandes, feitas em estádios, com shows e efeitos? Não é legal assistir? Aquilo não é de graça e parece que ninguém enxerga isso. A Riot pode botar o preço de cada skin por R$ 1000,00. Compra quem quiser e quem puder. E reclamar do que vem em baú, sério, cara? Além do jogo ser de graça e se manter de skins, eles estão dando a possibilidade de você ganhar essas skins DE GRAÇA também. EU NUNCA vi um jogo que fez isso antes. Essa coisa de skins em baú é pura caridade da Riot, não tinha necessidade deles terem criado isso. Mas criaram. E ainda tem gente que reclama? Ser humano não tem jeito mesmo, não é? Alguém oferece a mão e eles querem o braço inteiro. É muita ingratidão.
Se tem algo que te incomoda no jogo. Reclame do jeito certo e não uma criança chorona sem razão. Ou se te incomoda tanto mesmo, pare de jogar. Simples.
OS ERROS DA RIOT
Nem tudo são flores, Riot... Meus olhos brilharam em vários feitos por parte dessa empresa. Primeiro com o jogo em si, depois com os campeonatos, a atualização do mapa, a atualização das runas, os campeões lançados e refeitos, o sistema de baús, os eventos e missões, a "sua loja". Mas nada nesse mundo é perfeito. E agora eu já vou adiantar, mesmo amando, amando de verdade esse jogo. De uns meses pra cá eu me sinto cansado, indisposto. Não tenho mais aquele ímpeto, aquela vontade. Não sei se vem ao caso, mas de 2013 a 2017 eu fui diamante. Hoje em dia já não faço mais tanta questão disso... Vamos aos pontos negativos agora:
A primeira questão são as mudanças constantes. Lembram que eu falei que sempre gostei de competitividade, me manter no topo e fui diamante? Pra um jogador casual de normal game, isso não deve importar muito. Mas quem quer subir de elo ou se manter no topo, ler atualizações e se adaptar a elas é algo importante. E isso cansa... De duas em duas semanas cansa demais! E logo que você está se acostumando com algo, aquilo já muda. E começa tudo de novo. Essa coisa de atualizações constantes foi uma das piores escolhas que vocês já tiveram, pessoal da Riot, com certeza. Hoje em dia dá pra jogar com bastante coisa em várias roles diferentes. Quem aí é das antigas sabe que antigamente não era assim. Eram 3 ou 4 campeões que predominavam em cada rota e acabou. Hoje em dia dá pra variar, mesmo que existam os que ainda se sobressaiam. Então sinceramente, não tem motivo pra tanta atualização assim... Isso cansa. Eu cansei. Muitas pessoas já estão cansadas.
Desbalanceamento... Desculpa, Riot. Mas as vezes eu acho que as pessoas que fazem os balanceamentos, nerfs e buffs nos campeões são pessoas que nunca abriram o jogo de verdade. Não é possível. Eu vou dar dois exemplos muito PESSOAIS aqui. Lulu e Yasuo.
Lulu é uma campeã que dá shield, poke nos inimigos, mov speed, knock up, deixa qualquer aliado tank e faz qualquer inimigo ficar invalidado qualquer ação e ainda por cima dá slow. ???????
Não faz sentido.
Yasuo: Crítico dobrado, mobilidade infinita com minions por perto pra "surfar", uma barreira que pode parar hits do Baron ou até mesmo ults de vários outros campeões, um tipo de escudo muito irritante, knock up em área. Porque não deixam logo o boneco imortal e matando qualquer um com um hit só?
Como eu disse, esses dois exemplos são PESSOAIS. Tem gente que vai concordar, tem gente que não. Mas algo que acho que todo mundo vai concordar comigo é existem campeões que a Riot vive passando a mão na cabeça e dando atenção, enquanto existem outros que estão esquecidos num limbo completo. Parece que não existem. E quando esses campeões finalmente dão um jeito de aparecer (o caso mais recente é o do Fiddle) a Riot vai lá e nerfa. A minha maior reclamação de todas nessa questão é em relação ao Lee Sin. Quem aqui é platina ou qualquer elo superior a esse sabe: A cada 3 partidas nesse elo, em pelo menos duas delas vai ter um Lee Sin. E mesmo assim, a Riot vive dando um buff aqui ou ali. Jogar sempre contra os mesmos campeões cansa... Parem com isso, não escolham "personagens favoritos" de vocês, cara. Dêem espaço pra todos. Toda vez que vejo buff em Jarvan, Lee Sin etc, chega a ser irritante... Enquanto isso, personagens como o próprio Fiddlesticks, só são usados mesmo pelos dois que tem coragem de masterizar um boneco horrível desse (o meu caso) e ainda vêem ele tomar nerf.
Aconteceu a pouco tempo atrás também o caso dos ícones de YouTubers... Eu entendo perfeitamente a manobra da Riot de querer alcançar o público novo. O jogo como eu disse antes, está pra completar 10 anos e eles desejam, eu também desejo, que o jogo alcance uma nova geração. Essa manobra foi muito boa, mas... E pras pessoas que estão a tanto tempo ajudando a manter a comunidade de pé? Eu não falo nem do apoio financeiro da campanha, mas será que essas pessoas não mereciam também nem ícone? Nem se passou pela cabeça de um Rioter se quer que essas pessoas se sentiriam meio "abandonadas"? Não querendo ser muito dramático, mas enfim...
Esse ano aconteceu também o caso do Clash. Dois erros, Riot... Dois erros iguais, duas vezes seguidas... E sabe o que é pior? A expectativa para o tal do Clash estava alta. Muitas pessoas voltaram a jogar por causa disso, amigos meus, inclusive. E quanto maior a altura, maior a queda... E essa queda aconteceu duas vezes seguidas. Um erro enorme.
E por fim, só pra finalizar. Eu sou main jungle e minha role é adc. Não sei kitar. Eu adorei o meta caótico. Mas não posso deixar de me colocar no lugar das pessoas que são main adc. E se eu estivesse no lugar delas? Seria horrível... Ter que deixar de jogar com o que eu gosto e com o que eu aprendi, em nome do "meta".
E sabe o que é o pior de tudo? A própria Riot admitiu que isso foi sem querer. O que só comprova a minha teoria de que quem faz essas mudanças, balanceamentos, nerfs e buffs, não entendem absolutamente NADA do jogo.
ENCERRANDO
Enfim, é isso. Esses, na minha opinião, são os maiores acertos e erros da Riot, da comunidade, enfim... Depois de 6 anos eu ainda encho a boca pra falar desse jogo. Eu gosto muito e torço pra LoL se tornar uma tradição, durar décadas. É um jogo fácil de ser atualizado, renovado, revitalizado e tal. Mas por enquanto, eu vou dar um tempo... Me sinto cansado, o jogo se tornou massante. Toda hora é patch, é nerf, é buff, é item novo, runa nova, champion novo, champion voltando a ser o que era e putz... Era melhor vocês lançarem uma atualização grande a cada 3 meses do que fazer isso quase todo dia. kkk
É isso. Estou me despedindo, não pra sempre. Não ainda. Tudo depende de vocês. De qualquer forma, obrigado por tudo, Riot. LoL foi o jogo que eu mais joguei na minha vida e tenho um carinho enorme não apenas por causa de todo esse tempo, os pentakills, as partidas com os amigos, os momentos de raiva e de glória. Mas pelas portas que você abriu para o mundo dos games. Espero DE VERDADE MESMO, que vocês superem essa crise e durem mais 10, 20, 30 anos.