Tempo de vitória como critério de desempate é criticado por participantes do CBLoL

Alguns participantes da liga brasileira gostariam que desempate fosse feito em confronto direto 

Sempre quando a Fase de Classificação de uma etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) chega ao fim, a discussão sobre o formato utilizado para essa parte do torneio volta a ganhar força. O alvo da vez foram os critérios de desempate, em especial o "tempo de vitórias".

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O regulamento que rege as duas etapas deste ano estabelece que, quando equipes terminam a temporada regular com a mesma pontuação, o desempate é feito de três formas. O primeiro é o maior número de jogos únicos vencidos. Se o empate persistir, serão comparados os tempos acumulados em vitórias das partidas. Em último caso, um novo confronto direto entre as equipes, em melhor de um (md1), será realizado.

Durante a última rodada da Fase de Classificação, o ESPN Esports Brasil conversou com três jogadores e um treinador sobre o que acham dos critérios de desempate estabelecidos pela Riot Games, responsável pela liga. De forma uníssona, todos criticaram a utilização do tempo em vitórias para decretar qual equipe é melhor que a outra quando tudo está igualado.

"O primeiro critério ser 'vitórias únicas' acho certo. Mas o tempo não faz sentido porque, se você tem um time que gosta de jogar para o late game, você prejudica e não é certo prejudicar", analisa o treinador da Razer Pichau Gaming (antiga IDM Gaming), Erick Cardoso. "Pra mim o desempate seria confronto direto", afirma o técnico.

Para o topo da Razer Pichau Gaming, Mateus "Fitz" Cayres, "o critério de desempate de tempo de vitória não faz sentido". "Não é porque um time joga para early game que ele é melhor que o outro", aponta o jogador.

A mesma opinião tem o caçador da INTZ, Diogo "Shini" Rogê. O jogador acredita que utilizar o tempo de vitórias como critério "é meio falho para definir desempate". "[O desempate] poderia ser partida md1, alguma coisa assim. Acho que tem vários outros modos para ser melhor do que está agora", afirma.

"O LoL é um jogo que varia muito o tempo baseado na composição. Então, talvez você puna um time porque ele pegou uma composição de scaling, que talvez tenha jogado muito melhor do que uma equipe que optou por uma composição voltada para o early, mas que ganhou em 25 minutos", analisa Shini.

MUDANÇA NA PONTUAÇÃO

Já uma possível mudança na pontuação divide a opinião dos entrevistados. O ESPN Esports Brasil perguntou à Shini, Fitz, Erick Cardoso e ao suporte Victor "Cabu" Oliveira sobre o que acham se no CBLoL, quando uma partida terminar 2 a 1, o vencedor receber dois pontos e o perdedor, um.

O caçador Intrépido acha que "talvez fosse melhor sim". Já os Gorilas não gostaram muito da ideia. "Na minha opinião, o time que ganha de 2 a 1 ou 2 a 0 é claramente mais forte na série. Não tem muito o que discutir", opina Cabu. O treinador da equipe acha que, com essa divisão de pontos, ficaria muito confuso já que "times que, normalmente não merecem estar lá em cima [na tabela], vão estar".