Luciano Amaral e Rodrigo Guerra trazem ainda os resultados dos torneios realizados na última semana (7:00)
Os fãs chineses de League of Legends há muito esperavam por este momento, especialmente aqueles que insistiram na LPL mesmo com péssimo desempenho chinês no Mundial de 2015.
Então, a ascendência chinesa de ultrapassar a Coreia do Sul, se não ao menos competir de igual para igual, pareceu assegurada, em grande parte graças ao fluxo de dinheiro das companhias chinesas que levaram uma massa de talentos sul-coreanos de primeira linha para equipes do país.
-
São cinco anos de glórias e momentos não tão bons também
-
Não classificação acontece dez meses após o vice-campeonato mundial de 2017. Algoz na ocasião, Crown voltou a assombrar Faker e companhia
1 Relacionado
No entanto, todas as três equipes do Mundial de 2015 - a LGD Gaming, a EDward Gaming e a Invictus Gaming - falharam por uma razão ou outra; essa foi a performance que ficou nas mentes daqueles fãs internacionais que assistiam com alegria ou horror, dependendo de suas torcidas. Esta se tornou a narrativa que se agarrou às equipes chinesas em eventos internacionais, independentemente de performances contraditórias até este ano.
O prenúncio da ascensão da China em 2018 ao topo do competitivo de League of Legends ao lado da Coreia do Sul foi a Royal Never Give Up: vencedores da etapa de verão da LPL, do Mid-Season Invitational e, considerando que quatro dos cinco membros titulares nas finais contra a Coreia do Sul eram todos da RNG, dos Jogos Asiáticos de 2018.
Assim que o lendário atirador Jian "Uzi" Zi-Hao venceu seu primeiro título nacional depois de cinco anos e meio de tentativas, ele ganhou seu primeiro título internacional ao derrotar a Kingzone DragonX no MSI em Paris. Isso deu início a uma série de vitórias para a RNG que ainda não foi quebrada.
Em 14 de setembro, a Invictus Gaming tentará quebrar essa sequência em uma revanche da semifinal da primavera que mais se pareceu com uma final. Com ambas as equipas já qualificadas para o Mundial e obstinadamente agarrando-se aos seus respectivos estilos de jogo preferidos para as finais, o confronto pode ser facilmente jogado de forma semelhante ao da etapa passada.
Ao contrário das recentes finais da LCK entre KT Rolster e Griffin, não há nenhum novato no "Royal Road" (ou Estrada Real), nenhum veterano teimoso que tenha ficado na competição desde o início de 2012 sem conquistar um único título, como Go "Score" Dong-bin. O primeiro título da LPL de Uzi deu início ao que se tornou quase um exagero de riquezas para o atirador veterano, fazendo a China subir no conceito da opinião pública. No entanto, ninguém esperava que Uzi e a RNG ganhassem esse título. Eles deveriam ter perdido para a iG nas semifinais. Em vez disso, venceram não apenas a iG, mas também a EDG e depois conquistaram o MSI.
É impossível falar sobre o estado atual da iG - ou o estado da iG desde 2015 - sem mencionar o mid laner Song "Rookie" Eui-jin. Parte da onda inicial sul-coreana de 2015, Rookie foi para o Mundial com a iG no mesmo ano como parte de uma improvável formação de terceiro seed que contou com o antigo companheiro de equipe da KT Rolster Arrows, Lee "KaKAO" Byung-kwon. Na ocasião, a iG era volátil, não tinha coesão e não conseguiu sair da fase de grupos.
Mesmo assim, o desempenho individual de Rookie foi impressionante, e, ao contrário de outros jogadores sul-coreanos na China, ele se adaptou a sua nova casa e à equipe tão bem que os chineses e a mídia nativa mais tarde brincaram que seu mandarim era melhor que o deles.
Sempre alegre em personalidade e implacável no Rift, Rookie tornou-se um dos pilares da China, mesmo quando outros jogadores sul-coreanos começaram lentamente a retornar à LCK ou partiram para outros empreendimentos na América do Norte ou na Europa. Apesar de sua lealdade à iG, Rookie ainda não conquistou o troféu da LPL. Esta será sua primeira aparição em uma final desde 2014 com a KT, e sua primeira chance real em um título na liga chinesa.
É uma chance que vem com uma equipe de jovens jogadores que se formou em torno de Rookie no final de 2017 e por pouco não se classificou como o terceiro seed da China, perdendo na disputa para a Team WE. Dada a quantidade de talento bruto - especialmente com os novatos Gao "Ning" Zhen-Ning e Yu "JackeyLove" Wen-Bo - esta equipe foi projetada para se sair bem este ano, e cumpriu um pouco dessa promessa ao ficar em primeiro lugar na fase regular das duas etapas - a primeira conquista, no entanto, foi inutilizada pela vitória da RNG nas semifinais da primavera.
Há alguns que ainda atribuem um pequeno asterisco à vitória da RNG, não porque o time jogou mal ou não mereceu a sua vitória, mas devido à ausência do topo Kang "TheShy" Seung-lok. Uma lesão na mão impediu TheShy de jogar nas semifinais da primavera pela iG, e a equipe jogou com Lee "Duke" Ho-seong. O estilo de Duke de split-push não tinha coordenação com o resto do time, apesar das fortes performances individuais do próprio jogador. A RNG jogou melhor no 1-3-1, espalhando a iG pelo mapa com uma variedade de pressão.
Seja começando com Duke ou com TheShy, o estilo de jogo da iG ainda depende muito de ganhar matchups nas rotas e um forte early game de Ning. O jogador teve um bom desempenho ultimamente, mas sua agressividade ainda pode ser penalizada com uma visão forte e por matchups mais equilibrados por seus oponentes.
Enquanto isso, a RNG retornou ao estilo conhecido da equipe de jogar em torno de Uzi e continua com a configuração de 1-3-1 quando quer criar mais pressão no mapa. A passividade geral do early game da RNG será a maneira mais fácil da iG - especialmente com um bom draft do lado vermelho, como costuma fazer - ter rotas mais fortes no early game complementadas pela agressividade de Ning.
Este é um confronto que já vimos antes, e ambas as equipes já se classificaram para o Mundial, mas elas também aprimoraram seus respectivos estilos de jogo durante toda uma temporada. A iG quer provar que é um time tão forte quanto a RNG, enquanto a RNG quer continuar uma temporada de ouro.
As finais da LPL sempre tiveram lutas entre equipes fortes. Agora, graças ao sucesso doméstico e internacional da RNG, elas estão sendo vistas como tal pela comunidade de LoL fora da China, semelhante à maneira como as finais da LCK da Coreia do Sul são vistas. Independentemente de quem levar o título de verão da LPL, o time deve marcar outra vitória para a China no geral.