Sonho de Pro Player #4: repórter joga e aprende com profissionais do League of Legends - SporTV

A reportagem do SporTV.com acompanha, há um mês, um curso voltado à jogadores amadores de League of Legends que buscam a profissionalização no meio, de forma imersiva. Na quarta aula em que esteve presente, o repórter Rodrigo Faber foi submetido a uma experiência prática, jogando com os profissionais no palco da Live Arena, em São Paulo, e sentindo a pressão de uma partida com todos os elementos de um jogo competitivo.

Gustavo "Sacy" e Caio "Loop" se divididiram: um para cada equipe, mas fora de suas posições originais. Sacy, originalmente atirador, jogou como topo. Loop, suporte, partiu para atirador. Os outros oito jogadores, incluindo o repórter, foram divididos de acordo com suas posições dentro do game.

A partida só aconteceu após uma análise detalhada do atual patch do League of Legends. Quais campeões valem a pena serem utilizados? Como os ajustes feitos nos itens e runas beneficiam ou prejudicam uma composição? O debate ocupou boa parte da aula, para deixar todos devidamente preparados para o que estava por vir. Depois, uma análise do que cada um acertou e errou.

Na aula anterior, os jogadores já haviam recebido orientações do técnico da RED Canids, o canadense Jean-François "Nuddle" Caron, sobre os métodos para encaminhar a vitória dentro de uma partida de LoL - ou seja, como atuar na reta final de cada confronto. Abaixo, o repórter do SporTV relata em primeira pessoa a experiência de subir ao palco para uma partida nos moldes profissionais.

Sacy e Loop explicam conceitos aos alunos — Foto: Divulgação/Live ArenaSacy e Loop explicam conceitos aos alunos — Foto: Divulgação/Live Arena

Sacy e Loop explicam conceitos aos alunos — Foto: Divulgação/Live Arena

Sonho de Pro Player - Capítulo 4

Ao contrário das primeiras semanas, voltadas essencialmente à introdução, teoria e também à parte psicológica do League of Legends, as aulas agora também contam com a parte prática. E o mais interessante é o interesse dos professores em ver os alunos aplicando cada conceito debatido anteriormente dentro do jogo. Desde a movimentação no mapa às ações individuais e coletivas das equipes.

Sacy e Loop abriram a aula explicando o que já haviam entendido do recém-lançado Patch 8.23 do LoL. Sim, trata-se de um jogo que está em mudança constante, e prestar atenção aos mínimos detalhes é essencial para um bom desempenho. Toda a classe parece ter entendido isso perfeitamente.

- O tempo foi o que mais me impactou, porque eu percebo isso nos meus jogos e eu abuso disso, mas tenho muita dificuldade de enxergar esse quando estou perdendo o jogo, "tomando pressão"... Saber estratégias de como recuperar pressão ou recuperar esse momento eu consegui entender melhor. Percebi também que são muitas poucas pessoas que aplicam isso - afirmou Igor Martins, um dos alunos, que atua na posição de caçador.

Após a parte teórica, hora de aplicar tudo em jogo. E acreditem: atuar em cima do palco faz uma grande diferença. Por mais que se tratasse de uma partida em que o objetivo era observar as ações e a evolução dos jogadores, a tensão tão abordada pela psicóloga Alessandra Dutra em uma aula anterior é facilmente sentida. Da escolha dos campeões ao momento de tomar as iniciativas.

Mesmo com a presença de um profissional de cada lado, a comunicação é um obstáculo complicado de se superar. Não porque os jogadores não falem, mas porque entrosar ao ponto de todas as ações serem coordenadas de acordo com o que é melhor para o time é bem difícil. Hesitar é inevitável.

No meu caso, atuando como suporte diante de um profissional do calibre do Loop como atirador na rota inferior, foi questão de tempo para que levasse pressão. Qualquer ação minha certamente teria uma reação inteligente e instantânea dele. E talvez por isso eu e o Victor, que foi minha dupla, tenhamos encontrado dificuldades para responder à altura.

A equipe adversária conseguiu controlar melhor os objetivos e, embora não tenha capitalizado de forma tão rápida a vantagem adquirida na parte inicial da partida, venceu. O mais interessante foi ver todos, sem exceção, bastante críticos às próprias ações equivocadas dentro da partida. A capacidade analítica do grupo é bem maior do que quando começamos o curso.

Nas próximas aulas, deveremos ter uma noção ainda maior de como é jogar no palco e com uma pressão extra: atuando em uma série melhor de três. Como manter a calma se sairmos na frente? Como não desistir após sair atrás? O curso se encaminha para sua parte final, e a evolução de cada um eu continuarei contando por aqui.

Repórter participa de experiência imersiva em um curso de pro player de LoL — Foto: Divulgação/Live ArenaRepórter participa de experiência imersiva em um curso de pro player de LoL — Foto: Divulgação/Live Arena

Repórter participa de experiência imersiva em um curso de pro player de LoL — Foto: Divulgação/Live Arena