"Rexpeitavelmente" vencedor: Felipe "brTT", o rei do Flamengo no League of Legends - SporTV

Você pode não conhecer Felipe Gonçalves da Rocha, mas a frase acima, escolhida por uma das pessoas ouvidas nesta reportagem para defini-lo, retrata perfeitamente a carreira de um dos maiores expoentes da história do esporte eletrônico no Brasil. Criado entre lan houses da Vila da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, ele deixou o anonimato para trás em múltiplas frentes. Construiu uma legião de fãs, criou a própria marca, a própria plataforma de ensino de eSports, conquistou o Brasil e se tornou "o pai" do League of Legends no país. Hoje, veste, com orgulho a camisa do Flamengo, seu clube do coração. Com vocês, o "rexpeitável" brTT.

brTT com a camisa do Flamengo e a faixa de capitão — Foto: Riot Games/DivulgaçãobrTT com a camisa do Flamengo e a faixa de capitão — Foto: Riot Games/Divulgação

brTT com a camisa do Flamengo e a faixa de capitão — Foto: Riot Games/Divulgação

Não, a troca do "s" pelo "x" não é um erro de ortografia deste que vos escreve. Aliás, a palavra é um elo fundamental na história de Felipe Gonçalves. "Rexpeita" não é somente o nome de sua grife de roupas. É um dos símbolos de sucesso da carreira do ciberatleta. Acredite: a frase "Rexpeita o Rato!", utilizada por brTT em referência a um de seus personagens preferidos no League of Legends, Twitch, foi incorporada pelo jogo em homenagem a ele. Não à toa, o Rato está eternizado no lado direito do pescoço do jogador, com uma marcante tatuagem.

Twitch, o Rato, tatuado no pescoço de brTT — Foto: Reprodução/TwitterTwitch, o Rato, tatuado no pescoço de brTT — Foto: Reprodução/Twitter

Twitch, o Rato, tatuado no pescoço de brTT — Foto: Reprodução/Twitter

A flexão do verbo diz respeito não somente ao sotaque carioca, mas também sobre a personalidade do homem de 28 anos, que atua na posição de atirador no League of Legends - função na qual a ousadia e a iniciativa são parte da rotina. Sim, foi no jogo desenvolvido pela Riot Games que Felipe se fez notável e construiu a própria carreira. Mas foi a paixão pela competição que o motivou a persistir, passando por outros games competitivos, como Counter-Strike e Dota, no início da carreira. A vontade de ser respeitado já era indomável.

- O brTT fora de jogo vive pelo brTT dentro de jogo. Ele tem muita disciplina e foco, e não sabe se dedicar pela metade. Ele vive pela carreira e pelos fãs, e isso é muito motivador de se ver por perto. Acho que a melhor característica dele é a de liderança, ele é aquele em quem todos confiam cegamente. A presença dele em qualquer ambiente é majestosa, e ninguém duvida da capacidade que ele tem - afirmou Giuliana "Caju" Capitani, ex-noiva do ciberatleta (e peça fundamental em sua trajetória), em entrevista exclusiva ao SporTV.com.

Acredite: Caju atendeu prontamente ao pedido da reportagem, de responder a algumas perguntas sobre brTT. E aqui, vale o parêntese: para entender o jogador, é essencial ouvir quem viveu ao seu lado os melhores e piores momentos nos últimos anos. Entre questionamentos de fãs, brincadeiras e pedidos de fãs para que eles reatem, hoje eles vivem uma relação de amizade e carinho mútuo.

Foram seis anos de união - com direito a pedido de casamento ao vivo, durante transmissão do Mundial de League of Legends em 2015, quando brTT foi um dos protagonistas daquela que até hoje é a melhor campanha brasileira no torneio, vestindo a camisa da paiN Gaming. O jogador, aliás, nunca escondeu que o apoio de Caju e da família dela foram pilares fundamentais para que o sonhador Felipe Gonçalves se transformasse em brTT. O discurso ao receber o prêmio de melhor atirador do CBLoL, há dois anos, resume perfeitamente isso (assista abaixo).

brTT chora ao ser eleito melhor atirador do CBLoL em 2017

brTT chora ao ser eleito melhor atirador do CBLoL em 2017

E aí, voltamos novamente ao "rexpeito". Afinal, o que faz o ciberatleta acumular mais de 834 mil seguidores no Twitter, 627 mil no Facebook e 506 mil no Instagram? Acredite, vai muito além de sua capacidade dentro do jogo. Chamado de "Pai" pelos companheiros de cenário competitivo e pelos fãs, brTT realmente trata aqueles que o acompanham fielmente como "filhos". Das dicas para melhorar no LoL aos alertas sobre necessidade de alimentação saudável e exercícios físicos, passando por rimas de rap e retratos do próprio cotidiano, Felipe Gonçalves se insere na rotina de seus seguidores.

- Com certeza absoluta, ele tem a maior fan base do cenário por ele ser tão de verdade. Por ele ser completamente apaixonado pelos fãs, e por ele nunca na vida ter colocado qualquer problema pessoal, dinheiro ou ego na frente do respeito que ele tem por eles. Ele tem completa noção de que, sem cada um dos fãs dele, ele não seria nada - explicou Caju, que também trabalhou na construção da imagem do jogador ao longo dos anos.

- São vários fatores que o colocam como o maior nome do League of Legends brasileiro e um dos maiores, senão o maior, dos eSports no país. Tem a ver com a personalidade dele, um cara que gosta de desafios, que gosta de pressão. Ele decide, chama a responsabilidade, atrai muita gente pra torcer e consumir o time onde ele está, além de dar títulos. Alguns jogadores atraem público, mas não ganham como ele ganha. É, disparado, o mais valioso do cenário - opinou o analista do CBLoL, Gustavo "Melão".

brTT ao lado de Lee "Shrimp", caçador do Flamengo — Foto: Bruno AlvaresbrTT ao lado de Lee "Shrimp", caçador do Flamengo — Foto: Bruno Alvares

brTT ao lado de Lee "Shrimp", caçador do Flamengo — Foto: Bruno Alvares

Passa bem longe de ser usual em esportes "tradicionais" no Brasil, mas acredite: brTT arrasta torcedores para onde vai. Tetracampeão nacional de League of Legends, fez os fãs vestirem a camisa de paiN Gaming, Keyd e RED Canids, equipes pelas quais levantou taças. Agora, há até mesmo quem não torça para o Flamengo no futebol, mas apoie a equipe rubro-negra no esporte eletrônico. Motivo de orgulho para Felipe e também para o finado Seu Joel, o alicerce de toda a história do ciberatleta.

- Essa junção de brTT e Flamengo é absurda. É o clube de futebol com maior torcida no Brasil junto do jogador que mais engaja gente no League of Legends. Ele está indo para segunda decisão de CBLoL em duas etapas que o Flamengo jogou - apontou Melão.

Felipe

Felipe "BRTT" se torna atleta do Flamengo no esporte eletrônico e relata emoção da família

O avô, flamenguista e frequentador do Maracanã, foi, segundo o próprio jogador, o maior incentivador de sua carreira. Filho de pais separados, brTT viu nele uma referência e também uma voz amiga.

Foi na casa do Seu Joel, inclusive, que ele ganhou um computador mais potente e começou a fazer streams, transmitindo as próprias partidas pela internet. Foi a ele que o orgulhoso neto dedicou o título do segundo split do CBLoL de 2015, pela paiN - conquista que o levou ao Mundial, pouco menos de um ano após a morte do avô. A postagem segue fixada no topo do seu perfil no Twitter até hoje.

A carta escrita horas após o falecimento de Seu Joel mostra um lado sensível do jogador, que contrasta com a personalidade forte e o estilo provocador no League of Legends. Longe do mouse e do teclado, a marra, que faz lembrar o ídolo Romário, dá lugar a alguém preocupado com o bem estar da própria família - que hoje, vai além da mãe Maria Isabel e do irmão Leandro, e se estende a milhares de "filhos".

- Meu sonho era poder chegar ao Mundial a tempo, pra que ele me visse lá... Pra que ele visse que todo aquele dinheiro que ele gastou comigo lá no inicio tinha resultado naquele evento gigantesco que ele estaria vendo. Sinto que falhei com ele - escreveu, naquela oportunidade.

brTT (à direita) com o avô, Joel — Foto: Reprodução/FacebookbrTT (à direita) com o avô, Joel — Foto: Reprodução/Facebook

brTT (à direita) com o avô, Joel — Foto: Reprodução/Facebook

"Muito doce", "um cara bondoso", "dono de um coração gigante", "sempre preocupado com a galera"... As pessoas ouvidas pela reportagem definem brTT com uma personalidade contrastante ao estilo fechado e marrento. No ano passado, após representar o Brasil no All-Star, evento festivo que reuniu personalidades do League of Legends em Las Vegas, nos Estados Unidos, ele destinou sua premiação de participação (US$ 10 mil) a uma instituição de apoio às crianças da Amazônia. Acrescentou mais 5 mil do próprio bolso. Segundo palavras do próprio, pelos fãs, "a melhor coisa que existe no cenário".

- O Felipe é uma pessoa muito doce, com um coração gigante, mas que tem uma armadura muito grossa. Eu imagino que ele criou essa armadura depois de ter por tantos anos pessoas querendo se aproximar por causa da fama dele, e depois de tanta gente tentar se aproveitar de seus momentos frágeis pra apunhalar ele pelas costas - disse Caju.

- Na XMA de 2014, ele tinha acabado de sair da paiN. Tinha uma pressão muito grande em cima dele porque ele foi pra Keyd, que era uma rival. Nesse ano, os eventos presenciais começaram a acontecer no Brasil. Na época, ele chamou a mãe dele no palco, começou a chorar. Eu senti uma energia muito verdadeira de quem estava se provando como uma figura pública. Eu fiquei no meio dos dois, com o microfone na mão, e aquilo me mostrou o coração dele - contou o streamer e amigo de longa data, Willian "gORDOx".

brTT durante partida do CBLoL — Foto: Bruno AlvaresbrTT durante partida do CBLoL — Foto: Bruno Alvares

brTT durante partida do CBLoL — Foto: Bruno Alvares

As muitas tatuagens espalhadas pelo corpo se dividem entre mensagens motivacionais e referências ao League of Legends. Nas costas, um enorme retrato de Kayle, uma das personagens do jogo. No braço direito, outra campeã do game: Kalista. E em ambos os antebraços, os machados giratórios do seu favorito, ao lado do já citado Twitch, Draven - chamado de "O Carrasco de Noxus" no LoL.

Algumas características do campeão estabelecem ligação imediata com a história de brTT. Na biografia do personagem, divulgada no site oficial da Riot Games, a seguinte frase soa familiar ao jogador: "Draven jurou derrotar qualquer que seja seu oponente para garantir que seu nome será cantado pelo império para todo o sempre". O nome do jogador, sem dúvida, já está marcado na história do "império" do esporte eletrônico brasileiro.

Machados de Draven, personagem do LoL, que viraram tatuagem para brTT — Foto: Divulgação/Riot GamesMachados de Draven, personagem do LoL, que viraram tatuagem para brTT — Foto: Divulgação/Riot Games

Machados de Draven, personagem do LoL, que viraram tatuagem para brTT — Foto: Divulgação/Riot Games

- Eu respeito todos os grandes nomes do país, mas não tem como, ele é o maior jogador de League of Legends do Brasil. A história dele é absurda. Ele já esteve na beira do abismo várias vezes, queriam empurrar ele para virar só streamer, e ele continua querendo se provar, para deixar um legado. O brTT é reconhecido até lá fora - opinou gORDOx.

- Outra coisa que eu acho incrível são os altos e baixos da carreira dele. Está sempre no topo com equipes diferentes, sempre se mantendo lá, mesmo passando por alguns momentos ruins, como quando ficou na reserva da paiN (em 2016). Ele tem essa resiliência bem grande, de não desistir e dar a volta por cima - disse Melão.

As mãos, instrumentos de trabalho que podem levá-lo ao quinto título brasileiro no LoL no próximo sábado, às 13h (horário de Brasília), em série melhor de cinco contra a INTZ (com transmissão ao vivo do SporTV.com e do SporTV 3), estampam mensagens claras: "Never Give Up" ("Nunca desista", em tradução livre) e "Haters make me a king" ("Quem me odeia me faz um rei").

Neste fim de semana, ele terá a segunda chance de levar seu time de coração ao título brasileiro no jogo que ele tanto ama. No ano passado, bateu na trave ao perder a final (também em MD5) para a KaBuM, por 3 a 2. Assim como já havia batido na trave no Circuito Desafiante, quando viu a taça ser levantada pela IDM Gaming (hoje chamada de Uppercut). Chegou a hora? Ele próprio disse estar no auge de sua carreira. A frase abaixo, também atribuída a Draven no LoL, responde por si só.

- O melhor é onde eu decido colocar os limites de cada dia.

São 23 vitórias em 24 partidas disputadas nesta edição do CBLoL. Seria o time brasileiro mais efetivo da história do League of Legends? brTT vai traçar mais um risco em sua tatuagem no rosto, que faz referência às quatro taças erguidas até hoje? Com ou sem o título, os "filhos" podem ter uma certeza: ele não vai parar.

Tatuagem no rosto faz referência aos títulos que brTT ganhou no CBLoL — Foto: Pedro PavanatoTatuagem no rosto faz referência aos títulos que brTT ganhou no CBLoL — Foto: Pedro Pavanato

Tatuagem no rosto faz referência aos títulos que brTT ganhou no CBLoL — Foto: Pedro Pavanato