Saiba como ocorrerão os balanceamentos em LoL de agora em diante
"Conversas sobre balanceamento são difíceis", disse David Capurro, Gerente de Design da Riot, empresa responsável por League of Legends.
Em um post no blog do jogo, Capurro explicou que, nos últimos 9 anos, por diversas vezes, não ficou muito claro para os jogadores o que os desenvolvedores estavam tentando alcançar com as mudanças de balanceamento nos patches. Em vista disso, chegou a hora de mudar, esclarecendo, de uma vez por todas, as razões de como e porque estão sendo feitos os balanceamentos.
A princípio, Capurro e sua equipe esperam que, com essa nova abordagem, a subjetividade a respeito de quais campeões estão sendo balanceados seja posta de lado. De agora em diante o jogo será balanceado tendo em vista quatro categorias distintas de jogadores. Cada qual com seu próprio critério de overpowered e underpowered. Dessa forma, o ponto chave é: um campeão será taxado como overpowered se ele atingir os critérios para qualquer um dos grupos. No entanto, um campeão só será taxado como underpowered apenas se preencher os critérios para todos os grupos.
A partir dessa abordagem, a Riot estabelece como prioridade o balanceamento de campeões OP, sendo em seguida os personagens universalmente UP e por fim tratando os pontos fora da curva.
Os grupos de jogadores definidos pela equipe de desenvolvimento são:
- Average Play – Todos os jogadores abaixo dos top 10%
- Skilled Play – Top 10% com exceção dos jogadores extremamente habilidosos
- Elite Play – Top 0.1%
- Pro Play – Jogadores que se encontram em uma das top 5 ligas competitivas reconhecidas
As novas regras do balanceamento no jogo
Para o primeiro grupo a taxa de vitórias e a taxa de banimento serão os fatores decisivos. Assim, campeões que são menos banidos que a média global (7%) , serão considerados OP se sua taxa de vitórias for maior que 54,5% no período avaliado. Nesse sentido, quanto mais banido, mais baixo será a taxa de vitória necessária para ser considerado overpowered. Por outro lado, campeões serão considerados underpowered se sua taxa de vitória estiver abaixo de 49%.
O segundo grupo funciona de forma parecida com o primeiro. Porém, a taxa de vitórias para um campeão começar a ser considerado OP começa em 54%.
Para o terceiro grupo, a forma de avaliação passa a ser a taxa em que o campeão foi escolhido ou banido. Assim sendo, um campeão será considerado OP se a sua taxa de banimento for maior que 45%. No entanto, para classificá-lo como UP, a taxa de escolha deve ser combinada à taxa de banimento. Dessa forma, se o resultado for menor que 5%, o campeão é considerado como underpowered.
Enfim, o último grupo será tratado de forma análoga ao terceiro, observando-se a taxa de escolha e banimento. Nesse caso, se a taxa de banimento de um campeão for maior que 90%, no patch atual ou em 80% das partidas consecutivas, ele será considerado OP. Os campeões são considerados UP conforme o grupo anterior.
Vale ressaltar que essa metodologia só diz respeito a quais campeões serão balanceados em League of Legends e não de que forma será feito o balanceamento.
E aí? Curtiram a nova metodologia de balanceamento da Riot? Não se esqueçam de deixar um comentário.