Quem joga League of Legends há bastante tempo sabe como é importante ter uma boa comunicação e entendimento do jogo. Mas se você caiu de paraquedas em Summoner's Rift e não está entendendo nada, fique calmo: o Versus preparou este glossário com diversas expressões e gírias usadas no LoLzinho e seus respectivos significados.
Leia mais:
A
- AA: Auto ataque ou ataque básico.
- Ace: Quando todos os jogadores do time adversário são abatidos.
- Acerto crítico: Ataque básico que causa mais dano que o comum.
- Acuâminas: Monstros da selva com forma de aves, costumam ser chamados de galinhas pela comunidade.
- AD: Attack damage, dano de ataque em português.
- ADC: Attack Damage Carry, carregador de dano físico/de ataque. É o campeão que cresce com dano de ataque ao longo do jogo e consegue poder suficiente para assumir a partida.
- AFK: Away from keyboard, longe do teclado em português.
- Aggro: Significa que o jogador ou um adversário são alvos de uma torre, monstro ou campeão. "Peguei aggro da torre".
- AOE: Area of effect, área de efeito em português. É o espaço em que, por exemplo, uma habilidade de dano em área vai ocupar.
- AP: Ability power, poder de habilidade em português.
- Arauto do Vale: Monstro que surge no Covil do Barão. O time que mata o Arauto pode invocá-lo para que ele ajude na destruição de torres.
- Aronguejo: Monstro do rio que ao ser morto concede visão temporária e velocidade de movimento por quem passa por ele.
- AS: Attack speed, velocidade de ataque em português.
- Atordoar: Impedir a ação do inimigo, há diversas habilidades que conseguem atordoar adversários. O mesmo que stun.
- Aura: Passiva compartilhada, já que alcança não só o próprio jogador dela, mas também aliados.
- Azuporã: Monstro da selva conhecido como "Blue". Ao ser abatido, ele concede ao jogador redução do tempo de recarga e regeneração de mana extra por dois minutos. Se o jogador que estiver com o bônus for abatido, seu assassino fica com o buff.
B
- B: Pode ser interpretado como B de Base ou de Back, voltar, em português. Significa voltar para a base.
- Backdoor: Em inglês significa porta dos fundos. Geralmente, quando uma equipe faz um backdoor no jogo significa que ela tentará finalizar o jogo enquanto seus adversários estiverem longe da própria base, o que diminui suas chances de defesa.
- Banir: Significa retirar a escolha de um personagem no momento da escolha de campeões para a partida.
- Barão Na'Shor: Monstro do Rio que concede um dos bônus mais importantes do jogo. Quando o Barão é abatido, todos os jogadores do time que o matou ganham aumento nos atributos básicos e diminuição do tempo para retornar à base.
- Build: Conjunto de itens de um campeão.
- Buff: Bônus de fortalecimento. O buff do Barão deixa o time forte. Também serve para o balanceamento dos campeões, quando eles são buffados, ficam mais fortes.
- Bush: Arbustos que deixam você escondido. Em português costumam ser chamados de moita. Há também o tribush, que é a trimoita.
C
- CC: Crowd control, controle de grupo em português. Característica de habilidades que conseguem atrapalhar o adversário.
- Caçador: Também conhecido como jungler, é uma das funções dos jogadores. Um caçador deve andar pela selva e abater os monstros dela para crescer no jogo e conseguir ajudar os aliados de outras rotas.
- Campeão/Champion: Personagens jogáveis do game.
- CD: Cooldown, tempo de recarga de habilidades, feitiços e itens.
- Composição: É o conjunto de campeões com os quais o time irá jogar a partida. Geralmente, deve haver harmonia entre os personagens para que eles possam agir em grupo.
- Congelar a rota: Também conhecido como "freeze" ou "freezar". Significa manipular as tropas para mantê-las perto de suas torres, para que o jogador consiga farmar em segurança.
- Counter counter/counterar: Fazer uma jogada ou escolha baseada em uma fraqueza ou erro do inimigo.
- CS:Sigla para Creep Score, que é a quantidade de tropas que um jogador abateu.
D
- Debuff: Efeito negativo que impede ou enfraquece as ações do jogador.
- Disable: Efeito negativo que impede ações de um jogador, como atordoamento e silenciamento.
- Dive: Entrar embaixo da torre e receber seu dano para tentar abater um campeão.
- Dot: Damage over time, dano ao longo do tempo, em português.
- DPS: Damage per second, dano por segundo, em português.
- Draft: momento de escolhas e banimentos de campeões antes da partida.
- Duo: Dupla de players que sempre joga junto.
E
- Early game: Início do jogo.
- Elo: São os níveis de habilidade dos jogadores de forma ranqueada. Os elos do LoL são: Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre e Grão Mestre.
- Empurrar a rota: Eliminar as tropas inimigas rapidamente.
- Engage: Engajar, iniciar uma luta contra o adversário.
- Enraizar: Efeito que impede a movimentação adversária, mas deixa o inimigo livre para continuar atacando.
F
- Farm: Ato de abater tropas inimigas para acumular ouro.
- Feed: Significa alimentar em português. É o jogador que morre muito e acaba "alimentando" o time adversário, os tornando mais fortes.
- Feitiço de invocador: Habilidades que podem ser escolhidas pelo jogador antes do jogo, as opções são iguais para todos os jogadores.
- First Blood: É o primeiro abate da partida.
G
- GG: Good Game, significa bom jogo em português.
- Golems: São monstros da selva que parecem pedras e ao serem abatidos concedem ouro e experiência. Eles também são conhecidos como Krugs.
- GPM: Gold per minute, significa ouro por minuto em português.
- Gromp: Um dos monstros da selva, conhecido como Sapo.
H
- Harass: Incomodar o adversário o atacando constantemente para obrigá-lo a voltar para a base, fazendo com que ele perca farm e experiência.
- Heal: Curar algum aliado.
I
- Invadir: Ir atéa selva inimiga para abater os monstros da selva ou iniciar jogadas.
K
- Kite: Alternar ações entre ataque e movimento, com objetivo de escapar de um adversário ao mesmo tempo em que causa dano a ele.
L
- Late game: Período final da partida.
- Letalidade: Atributo capaz de diminuir a eficiência da armadura do campeão adversário.
- Lobos: Os lobos são monstros da selva.
M
- Macro: Conjunto de estratégias que dependem de todos os jogadores e envolvem captura de objetivos, como destruir torres.
- Meio: Jogador que joga na rota do meio do mapa, geralmente são assassinos ou magos.
- Meta: Estilo de jogo que está sendo efetivo, pode durar muito ou pouco tempo. Alguns exemplos são itens ou conjuntos de campeões que estão sendo bastante usados. Isto forma o "metagame".
- Micro: Conjunto de estratégias que depende individualmente de um jogador, como a habilidade individual de vencer um duelo.
- Mid game: Período intermediário das partidas.
N
- Nerf: É o contrário dos buffs, ou seja, quando um campeão ou item recebe uma diminuição em seus poderes.
O
- OP: Overpowered, ou, muito poderoso, em português. Pode ser utilizado para se referir a itens ou campeões que estejam muito fortes no jogo.
P
- Passiva: É a habilidade do campeão que não tem uma tecla de atalho para funcionar, geralmente ela acontece sozinha a partir de consequências das outras habilidades.
- Peel: Proteger um aliado para que ele possa ter chances de atacar o inimigo. Geralmente envolve aplicar CC em adversários e afastá-los dos aliados.
- Poke: Atacar o inimigo de longe constantemente.
R
- Ragequit: É quando um jogador sai da partida propositalmente por estar bravo com o andamento do jogo.
- Rota: São os caminhos principais do mapa, topo, selva, meio e inferior.
- Rubrivira: Também chamado de vermelho ou Red, o Rubrivira é um monstro da selva que concede regeneração de vida para o jogador que o abate e faz com que seus ataques básicos causem lentidão e dano por segundo nos alvos.
S
- Safe: Significa segurança, em português. Pode ser usado para avisar que alguma área do mapa está segura, ou pedir para que um jogador não se arrisque tanto e jogue de maneira mais segura.
- Selva: A selva são as regiões de floresta que ficam no interior do mapa e em ambos os lados do Rio. Lá ficam os monstros neutros que concedem vantagens aos campeões.
- Sentinela: As sentinelas são itens que podem ser colocados em locais fixos do mapa para garantir visão aos jogadores.
- Silenciar: Efeito que impede o adversário de usar habilidades.
- Smurf: É uma conta secundária que os jogadores fazem para utilizar como modo de treino ou então para jogar sem se preocupar em cair de elo ou perder pontos.
- Snowball: É o efeito bola de neve, no qual se garante cada vez mais vantagem para "sufocar" o inimigo e deixá-lo sem chance de virar o jogo e vencer a partida.
- Splitpush: É o ato de pressionar uma rota sozinho enquanto o resto do time defende contra os adversários.
- Suporte: É o jogador que fica na rota inferior auxiliando o atirador ou o carregador, geralmente tem habilidades que curam bastante, que oferecem escudos ou aplicam CC nos inimigos.
- Sustentação: É o ato de se manter com vida alta, seja por meio de habilidades, poções e feitiços de invocador. A Soraka é um campeão que oferece bastante sustento, pois é capaz de curar os aliados.
T
- Tanque: São campeões geralmente utilizados na rota do topo, que aguentam receber bastante dano.
- Teamfight: São as lutas em grupo que acontecem durante a partida.
- Tempo de recarga: É o tempo que uma habilidade já utilizada fica carregando para poder ser usada novamente.
- Topo: Pode significar a rota do topo ou superior e também o tipo de campeão que joga nessa rota, que geralmente dá ou recebe muito dano.
- Trimoita: São os arbustos que ficam dos dois lados do rio.
- Tropas: São os personagens conhecidos também como minions, que são controlados pelo computador e ajudam os campeões a dar dano em campeões e estruturas como Torres, Inibidores e Nexus. Fornecem ouro quando são abatidos.
U
- Ultimate: Costuma ser a habilidade mais importante de um campeão, seja por causar muito dano ou por oferecer um efeito especial. Seu tempo de recarga geralmente é maior que o normal. É a habilidade da tecla R.
W
- WP: É uma sigla para Well Played, ou, bem jogado, em português. Costuma ser utilizado junto com o GG no fim de uma partida.
Z
- Zonear: Técnica em que o jogador se aproveita do seu bom posicionamento para atacar o inimigo e forçá-lo a recuar, impedindo que o adversário receba ouro e experiência.