Com a chegada da atualização 9.14 de League of Legends, a taxa de escolhas de Galio caiu para menos de 1% nas principais rotas nas quais o campeão é usado. Desta forma, o Colosso agora é o personagem menos escolhido dentre todos.
Leia mais
Conforme estatísticas do site u.gg, a taxa de escolhas de Galio para a rota do topo, mundialmente, nos elos acima de Platina, é de 0.1%. Na rota do meio é de 0.3% e como suporte é de 0.4%.
Galio é um campeão polarizante desde que recebeu rework em 22 de março de 2017. O Colosso passou a ser uma escolha prioritária entre os profissionais, principalmente na rota do meio. Depois de nerfs e ajustes que removeram sua capacidade de limpar rotas e diminuíram seu dano, o personagem encontrou sua casa na rota inferior como suporte... até ser enfraquecido ainda mais, chegando a perder elementos de sua ultimate, como o bônus de resistência concedido ao alvo da Entrada Heroica.
Mesmo que o campeão não fosse utilizado com tanta frequência entre os jogadores comuns e perdesse prioridade entre os profissionais, Galio recebeu ainda mais nerfs no patch 9.14, perdendo a capacidade de usar Flash enquanto canaliza o Escudo de Durand (W) e de reduzir o tempo de recarga da passiva quando suas habilidades atingem os inimigos.
A situação de Galio é considerada preocupante pela comunidade, uma vez que o campeão recebeu um rework justamente porque não era uma escolha realmente considerada entre os jogadores e porque precisava de um kit de habilidades mais coeso e atrativo. Com tantas remoções, faltam motivos para escolhê-lo entre outros suportes ou magos da rota do meio. Sua taxa de escolhas é até menor que a do Galio antes das mudanças.