Empurrado pelo sucesso ao redor do mundo, o sistema de franquias pode estar perto de chegar ao Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). A Riot Games Brasil começou a procurar as principais organizações do Brasil para aventar a possibilidade de mudança, que ainda não tem data definida para a implantação, conforme apurou o Blog.
CBLoL pode ter mudança importante nos próximos anos — Foto: Divulgação
Procuradas pelo Blog, as principais organizações do país confirmam que receberam sondagem da Riot Games para começar a tratar do assunto. Em contato oficial com a reportagem, a desenvolvedora confirmou que "há discussões internas em andamento".
As ligas mais importantes do League of Legends atualmente já adotam o sistema de franquias, que transforma as organizações em sócias do torneio e elimina o mecanismo de rebaixamento. A última região que recebeu a mudança foi a europeia, que, no fim do ano passado, mudou o nome para League European Championship (LEC). A cota na competição chegou a custar R$ 45 milhões. O modelo é considerado um sucesso pelo mercado.
A expectativa nos bastidores é que esta medida ainda demore pelo menos dois anos para acontecer. Em comunicado oficial, a Riot Games salientou que "ainda não há uma decisão ou prazo definidos acerca da adoção do sistema no país".
Final CBLoL Flamengo e INTZ — Foto: Riot Games/Bruno Alvares e Pedro Pavanato
Sucesso do Circuito Desafiante é questão
O sistema de franquia no Brasil teria um efeito colateral grave: o fim do Circuito Desafiante. Como este modelo extingue o rebaixamento, a "segunda divisão" deixaria de existir para dar lugar a torneio de "base", conhecido como Academy. Porém, nos últimos dois anos, o Circuitão ganhou importância singular, com crescimento exponencial de audiência e relevância esportiva.
O início da virada começou com a chegada do Flamengo, que começou seu projeto de eSports com a compra de uma vaga no Circuito Desafiante. Contribui para este sucesso a queda recente de gigantes como RED Canids, paiN Gaming, Team One e Keyd.
O processo de implantação do sistema de franquias no Brasil ainda pode ser considerado embrionário, mas o primeiro passo foi dado. E parece ser um caminho sem volta, justamente neste momento que se discute o baixo rendimento brasileiro no cenário internacional.
Criado em 2012, o CBLoL já teve 13 edições até o momento. O formato atual, com dois splits, foi implantado em 2015. O campeonato tem a INTZ como a organização mais vencedora com quatro conquistas. Felipe "brTT" e Gabriel "tockers" são os jogadores mais vitoriosos, também com quatro canecos cada um.
Um abraço!
Twitter: @chandy_teixeira
Instagram: @chandy.teixeira
Blog do Chandy — Foto: Arte Esporte