Números baixos do LoL e mudança de foco estremecem relação entre Tecent e Riot, afirma site

A mudança no foco da Tencent para as mobilidades mobile e a queda no número de jogadores de League of Legends ao redor do mundo são alguns dos motivos para a deterioração do relacionamento entre a gigante chinesa e a Riot Games nos últimos dois anos. É o que afirma o portal The Information.

  • Reportagem denunciou casos de assédio e machismo dentro da desenvolvedora de League of Legends.

  • Segundo líder do time de LoL da Riot no Brasil, empresa voltará a realizar mudanças impactantes no jogo no início e meio da temporada

1 Relacionado

A matéria publicada na última segunda-feira (13) se baseia em depoimentos dados por "mais de 40 pessoas" que trabalham ou já trabalharam na Tencent ou na Riot Games, entre eles os fundadores da desenvolvedora do League of Legends, Marc Merrill e Brandon Beck, e do atual presidente da empresa, Nicolo Laurent.

De acordo com o portal, assim que as modalidades começaram a fazer sucesso e, com isso, bater de frente com os grandes títulos desenvolvidos para computador, a Tencent teria procurado a Riot Games sobre a possibilidade de levar o League of Legends para o mobile. Justificando que a experiência do título não poderia ser levada para a categoria, a desenvolvedora norte-americana recusou a "oferta".

A negativa, contudo, não fez a gigante chinesa da tecnologia recuar. A empresa acabou criando o próprio título em 2015: o Arena of Valor. A ação desagradou a Riot, que viu severas semelhanças entre os dois jogos. A desenvolvedora então interpelou à Tencent, que fez as alterações necessárias para comercializar o próprio produto sem maiores problemas.

Já a "perda de interesse" da Tencent para com a Riot e o League of Legends começou com a queda na base de jogadores que o título vem sofrendo nos últimos meses. Segundo as fontes ouvidas pelo The Information, a desenvolvedora realizou uma importante reunião neste ano na qual alarmou a todos sobre a possibilidade da empresa entrar numa decrescente caso o cenário não mudasse.

Questionado pelo portal, o presidente da Riot afirmou que a perda de jogadores de League of Legends não foi tão significativa. O executivo e um dos fundadores deixaram claro que a relação entre a desenvolvedora e a Tencent não sofreu abalos.

Em declaração enviada ao Dot Esports sobre a reportagem feita pelo The Information, a Riot Games esclareceu que apesar dos números do League of Legends estarem "abaixo do seu pico", o título "ainda é um dos jogos mais jogados no mundo". "Estamos muito felizes com os números e acreditamos que alguns dos novos conteúdos que implementamos em breve só ajudarão com o número de jogadores", afirmou a empresa.

Quanto ao suposto problema na relação com a Tencent, a desenvolvedora classificou o atual estado do relacionamento entre as empresas como o "melhor da história". "Nós estamos trabalhando juntos em direção a um futuro emocionante, tanto para League of Legends quanto para nossos próximos jogos (sim 's')", finalizou a desenvolvedora.

RELAÇÃO DE PARENTESCO

A união entre Tencent e Riot Games começou em 2011, quando a gigante chinesa comprou uma parte das ações da desenvolvedora. A aquisição por completa aconteceu quatro anos depois.