Opinião: SonicFox acrescenta mais um troféu da Evo ao seu glorioso legado

Dominique "SonicFox" McLean comemora sua histórica vitória no Evolution Championship Series na estreia de Dragon Ball FighterZ 

Artigo originalmente publicado em ESPN Esports.

Na Evolution Championship Series de 2018, Dominique "SonicFox" McLean se sagrou mais uma vez o melhor do mundo, levando para casa o troféu de Dragon Ball FighterZ no Mandalay Bay Events Center.

Incluindo eventos paralelos, ele já ganhou cinco títulos da Evo, quatro deles em jogos separados. De pé, em frente à multidão de espectadores, com sua fantasia de raposa azul, SonicFox se sentiu à vontade a noite toda, vencendo uma série de desafios e obtendo uma sucessão de vitórias dominantes. Na partida contra o rival Goichi "GO1" Kishida, do Japão, ele prevaleceu, mostrando o talento que o distinguiu dos demais competidores no torneio de DBZ.

Através de todo barulho e teatralidade no palco principal, com centenas de milhares assistindo pelo Twitch, o que mais se destacava era a atitude natural da SonicFox. O mundo dos jogos competitivos possui proezas incríveis e muitos deles têm a assinatura de SonicFox, sempre com um sorriso malicioso no rosto, com a cabeça de uma raposa de pelúcia apoiada ao seu lado enquanto joga. Seu limite é desconhecido, assim como em quantos jogos ele consegue se destacar.

Após ficar conhecido como o "Deus do NetherRealm" por suas conquistas em campeonatos de Mortal Kombat e Injustice, o consenso era que seu estilo era favorecido por jogos criados por uma empresa que atendia aos seus pontos fortes. Então, depois de conseguir os mesmos resultados em um jogo como Skullgirls, um desvio de sua norma, seu limite se tornou ilimitado.

OK, alguém pode dizer que seu sucesso aconteceu em jogos com quantidades pequenas de competidores.

O torneio de Dragon Ball na Evo foi o título com o maior número de participantes do evento, com 2.575 inscritos. Não importava que não fosse um jogo da NetherRealm. Não importava se o número de mãos que queriam o título estivesse vindo de todos os lados. Quando a poeira baixou, o último homem - bem, a "raposa" em pé - foi o prodígio de 20 anos.

"O melhor é que eu não estou próximo do meu auge ainda", disse SonicFox à ESPN após sua vitória na Evo. "Então eu ainda tenho [muito tempo] pela frente".

Em Overwatch, o melhor jogador do cenário e atual MVP, Bang "JJoNak" Sung-hyeon, admitiu em uma entrevista que, enquanto cursava o ensino médio, nunca foi além do nível "novato" em League of Legends. StarCraft, possivelmente o jogo mais difícil já criado, produziu alguns dos mais talentosos jogadores de esports da história, mas quando eles esperavam fazer a transição para um novo título como Dota 2, League of Legends, ou um jogo de tiro em primeira pessoa, a maioria fracassou, colidindo com uma "parede invisível" que nunca viram em seu jogo competitivo.

Isso não aconteceu com SonicFox. Cada "montanha" se transformou em um "montículo" quando ele realmente se deparou com um obstáculo na carreira.

SonicFox perdeu por 3x0 para GO1, que resetou a disputa na grande final. Porém, ele não recuou. Quando caiu na partida de abertura da série final, não mudou de seu estilo agressivo em face da abordagem defensiva de GO1. SonicFox reverteu a situação com uma onda de golpes que o levou ao título.

Confiante dentro e fora do jogo, SonicFox levantou de sua cadeira para orgulhosamente saldar o público. Ele não se importa. Como as "paredes invisíveis" que atormentam outros jogadores competitivos, SonicFox não entra na conversa do que as pessoas consideram o que pode ou o que não ser feito. Enquanto lutava no palco principal, arranjava tempo para mandar um beijo para a câmera e pegar seu celular para mandar uma mensagem para o mundo nas redes sociais: "eu sou gay e também o melhor jogador DBZF deste planeta, nunca se esqueça".

SonicFox venceu cinco campeonatos do Evo, em quatro jogos diferentes Gail Fisher/ESPN

No mundo dos jogos competitivos, ser você mesmo não é a norma. SonicFox, por outro lado, é sempre ele mesmo. De suas entrevistas a suas palhaçadas no palco, ao andar pelos corredores do Mandalay Bay em seu traje completo - antes que a segurança peça para tirar a cabeça de raposa - o que ele retrata nos eventos é quem ele realmente é. Para as pessoas que não têm voz no mundo, sentindo que não podem ser elas mesmas, SonicFox está aqui para mostrar que tudo certo.

"Quanto mais fama acumulo, mais percebo por que não devo me importar com o que as pessoas pensam sobre mim", disse SonicFox. "É assim que construí a minha marca: você deve ser sempre você mesmo e sempre haverá pessoas que vão gostar de ti".

Se o melhor competidor de jogos de luta do mundo pode ficar na frente de milhares de fãs, vestido de azul com uma cabeça de pelúcia, confiante em quem ele é, você também pode. E além de seus títulos atuais e futuros, talvez quando SonicFox finalmente pendurar seu controle um dia, seu legado ao inspirar os demais superará o impacto de seus troféus.