BGS 2018: Game brasileiro Adore tem influências de League of ...

Primeiro título da Cadabra Games, estúdio independente de Campo Grande (MS), Adore é um RPG de ação para PC cujo visual é inspirado em jogos como Bastion, Dota e League of Legends. A ideia para a mecânica principal, no entanto, veio de games baseados em controles de múltiplas unidades, como StarCraft.

"Só que esses jogos são bem difíceis, com muitos botões, então queríamos simplificar esse controle para que qualquer jogador tivesse essa experiência", explica o game designer Diogo Carneiro, cofundador do estúdio ao lado do irmão e produtor Thiago Carneiro e do programador Thiago Targino.


Basicamente, isso significa que o protagonista, Lukha, não ataca os inimigos pessoalmente. Em vez disso, ele é capaz de capturar e evocar criaturas para se proteger dos vilões que encontra no caminho. Há duas maneiras de fazer isso: em grandes estátuas localizadas em pontos específicos do mapa, nas quais você gasta as moedas obtidas obtém ao destruir objetos e eliminar inimigos; ou capturando os próprios inimigos.

As duas opções têm vantagens e desvantagens. Na primeira, você reduz as suas chances de cura, já que as moedas também são necessárias para recuperar vida, mas as criaturas evocadas são mais fortes, com bônus de vida, dano e até habilidades modificadas. Na segunda, você mantém as suas moedas e não depende das estátuas, mas perde alguns pontos de vida no momento da captura.


É possível ter até quatro criaturas capturadas ao mesmo tempo, cada uma atribuída a um botão de ação do DualShock 4 – a única opção de controle disponível para teste no estande da Cadabra Games. Contanto que a sua barra de stamina esteja cheia o suficiente, dá para evocar e controlar várias unidades ao mesmo tempo, embora isso não tenha sido necessário em momento algum no tempo em que passei jogando. Também não há restrições na forma como as criaturas são combinadas. Quer ter quatro unidades iguais sob o seu controle? Vá em frente, mas tenha em mente que isso pode deixá-lo vulnerável contra certos tipos de inimigos.

No total, cinco criaturas diferentes podiam ser capturadas na demo. Meecra é um ser rápido e com características felinas que ataca um único alvo, desferindo três golpes na sequência. Scrah é maior do que Meecra e ataca apenas uma vez, mas o golpe pode atingir vários inimigos simultaneamente. Venra lança esferas de veneno na área escolhida pelo jogador, criando poças que causam dano ao longo do tempo. O azulado Icy causa pouco dano, mas seu ataque congela os alvos temporariamente. Por fim, Fouboo é adição mais recente à lista de feras controláveis. Ele é grande e lento, mas tem mais pontos de vida do que as demais criaturas e ataca um único alvo de longe com projéteis semi-teleguiados.


O controle das unidades não se resume apenas a pressionar os botões correspondentes e aguardar que elas ataquem os inimigos antes de desaparecer automaticamente em seguida. Uma vez evocada, é possível segurar o botão para manter a criatura no cenário. A partir daí, você pode usar o analógico para definir a direção na qual a unidade deve avançar para realizar um novo ataque, ou controlá-la diretamente ao segurar o R2 e mover o analógico. Nesse último caso, o protagonista fica totalmente imóvel e, consequentemente, vulnerável, então é bom pensar bem antes de usar essa mecânica. O jogador também pode proteger suas unidades dos ataques inimigos pressionando L2 para removê-las do cenário.

Com ótimos gráficos, movimentação fluida, um sistema de controle intuitivo e mecânicas interessantes, Adore é um dos games nacionais para se prestar atenção nos próximos tempos. Porém, ainda não há previsão de lançamento – a equipe pretende estudar as sugestões e comentários que recebeu durante a Brasil Game Show para ter uma noção melhor do tempo necessário para finalizar o projeto.



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