Qual foi a melhor final do Mundial de League of Legends até hoje?

No próximo dia 3 de novembro, no Incheon Munhak Stadium, Coreia do Sul, espera-se que recordes de audiência sejam quebrados quando a Fnatic, vinda da Europa, dispute com a Invictus Gaming, da China, a final do Mundial de League of Legends de 2018. Será a primeira vez desde o evento original que uma equipe ocidental participará da final, e também será o primeiro desde 2012 que uma equipe sul-coreana não estará presente no clímax do principal torneio de LoL.

No papel se configura a final mais parelha de um mundial e há um componente emocional adicional no encontro de dois times extremamente ofensivos. Tanto Fnatic quanto Invictus Gaming adoram lutar, chegando como primeira e segunda colocadas, respectivamente, em abates por 10 minutos no torneio. Não há como imaginar quão explosiva será essa série.

Mas, com todo o buchicho de milhões que assistirão à final (grande parte da China) e a possibilidade de um clássico instantâneo de cinco jogos, como as finais de mundial no anos anteriores poderão ser classificadas em relação ao confronto de 3 de novembro?

  • Preparamos uma página que reune todas as notícias relacionadas ao evento mais importante de League of Legends do ano.

  • Regiões já tiveram a oportunidade de receberem o campeonato nos últimos anos. Será a quarta vez para os norte-americanos.

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Aqui está nosso rank do pior ao melhor do que já foi visto em finais de Mundial e o que a Fnatic e a Invictus têm que superar neste sábado para entrar para história.

Sétimo lugar - Fnatic vs. against All authority (Season One Championship)

Como podemos classificar essa Summoner's Cup Final se não havia uma Summoner's Cup neste ano? O Season One Championship foi o teste que acabaria se tornando o Mundial de League of Legends. Enquanto alguns argumentam que este torneio deve ter o mesmo valor que os outros, eu não sou um deles. Não havia Summoner's Cup (que seria criada somente em 2012), grandes regiões como Coreia do Sul e China não foram convidadas, e havia apenas oito equipes em todo o evento.

O evento era tão pequeno no Season One Championship que a América do Norte ficou com o terceiro, quarto e quinto lugares. Podemos realmente contar isso como um campeonato mundial?

Na final em si, a Fnatic superou a francesa against All authority - ah, como adoro capitalização aleatória nos esports - em uma final em melhor de três. A série final em si não foi disputada em três jogos, embora o resultado final tenha sido 2-1 a favor da Fnatic. O Season One Championship foi em sistema de dupla eliminação, a Fnatic começou a final com uma vantagem de 1 a 0, já que a equipe francesa precisou subir da chave de perdedores.

Paul "sOAZ" Boyer estava na aAa, Enrique "xPeke" Cedeño Martínez era o melhor jogador na época, e a final aconteceu na frente de aproximadamente 30 pessoas dentro do porão sueco de David "Phreak" Turley (DreamHack). Foi uma época estranha de League of Legends, e apesar da Fnatic ter vencido o "campeonato mundial", somente anos depois foi igualadao a outros vencedores.

Sexto lugar - SK Telecom T1 vs. Royal Club (Campeonato Mundial de 2013)

Esta final pode lhe trazer algumas memórias saudosas e nostálgicas. Devo dizer que esta final, além de ser a coroação de Lee "Faker" Sang-hyeok como soberano de LoL, foi uma completa lavada. Alguns jogos parecem apertados se tudo o que você olhar for a pontuação, mas a Royal nunca foi uma ameaça série ao longo de toda a varrida de três jogos. O representante chinês derrubou apenas cinco torres ao longo de toda a final. Enquanto a SKT T1 perdia algumas lutas e, às vezes, era pressionado em torno de objetivos neutros, eles nunca estavam em um perigo real de perder um jogo para Jian "Uzi" Zi-Hao e sua equipe.

Quinto lugar - Samsung White vs. Starhorn Royal Club (Campeonato Mundial de 2014)

Mundial realizado na Coreia do Sul em 2014 Divulgação/Riot Games

Sinceramente não estou tentando denegrir Uzi neste rank, mas em ambas as suas aparições em finais, sua equipe foi superada em quase todos os sentidos. Pelo menos na versão de 2014 do desespero de Uzi, ele conseguiu uma vitória, desta vez perdendo apenas na final por 3-1.

Na final de 2014, que foi realizada na Coreia do Sul, a Samsung White era a grande favorita para disputar a final. Depois do azar de ser sorteada para o mesmo time da equipe Samsung Blue, a outra grande favorita naquele ano, o esperado encontro entre as duas nas semifinais bem que poderia produzir a campeã do torneio. O que as pessoas não esperavam, porém, era como o confronto entre brancos e azuis seria unilateral, com a White fazendo parecer que sua equipe irmã nem sequer pertencesse ao mesmo nível que ela.

Então, quando chegou à final, o domínio da White não foi uma surpresa. Embora a Starhorn Royal Club mostrasse mais conhecimento de luta e objetivo do que a versão de 2013 de si mesma, não resultou em nada além de uma vitória moral quando arrancou um jogo da White. Isso foi tudo, no entanto. Depois de deixar o terceiro jogo escapar, White acabou com a brincadeira e levantou a Summoner's Cup.

Quarto lugar - Samsung Galaxy vs. SK Telecom T1 (Campeonato Mundial de 2017)

Lee "Faker" Sang-hyeok baixa a cabeça enquanto seus companheiros de equipe da SK Telecom T1 assistem à celebração do Samsung Galaxy no Mundial de 2017 Divulgação/Riot Games

A noite em que o império da SK Telecom T1 ruiu. A Samsung Galaxy conseguiu três vitórias para tirar a SKT do torneio, mas foi uma partida mais parelha do que a pontuação mostrou. Às vezes, em jogo, parecia que a SKT, que defendia seu título no ano anterior, mudava um interruptor e se tornava um monstro invencível, uma marca vista ao longo de sua existência. Houve momentos na série em que as coisas estavam prestes a inclinar a balança a favor da SKT, e então a Samsung causava uma reviravolta em um instante, fazendo um grande jogo para manter brecar os atuais campeões.

No terceiro jogo da série, quando a SKT estava a uma teamfight para alcançar sua primeira vitória na final e pressionar o Samsung Galaxy, o MVP Park "Ruler" Jae-hyuk avançou com seu Varus para encarar Faker, superá-lo e levantar a Summoner's Cup. Tudo aconteceu em uma fração de segundo. Em um instante, a SKT e Faker estavam construindo uma reviravolta na série e, no seguinte, a Samsung estava correndo pelo palco para levantar o troféu de campeã.

A visão do melhor jogador em sua cadeira após a derrota, inconsolável, será um momento gravado nas mentes de todos que assistiram à final de 2017.

Terceiro lugar - SK Telecom T1 vs. KOO Tigers (Campeonato Mundial de 2015)

Na primeira final que não foi realizada no porão de Phreak, a SK Telecom T1 quase completou o Mundial de League of Legends sem perder um único mapa. Antes de perder o terceiro jogo da série para a KOO Tigers e um desempenho surreal de Lee "Hojin" Ho-jin, a SKT não perdeu para ninguém no evento. Era esperado que Origen pudesse jogar bem as semifinais, mas o time europeu não foi páreo para a SKT. E do outro lado da chave, o que poderia ter sido a chance da Fnatic de se tornar o primeiro time a levantar a Summoner's Cup foi frustrado pelo rival sul-coreano da SKT, a Tigres KOO.

Durante todo o torneio, o topo da KOO, Song "Smeb" Kyung-ho foi imparável. Após um empate difícil com KT Rolster nas quartas de final, Smeb enfrentou Kim "Ssumday" Chan-ho. Ele superou o enorme desempenho do adversário com um melhor ainda ao enfrentar o sul-coreano Heo "Huni" Seung-hoon, que foi a principal arma da Fnatic no evento.

Já na final, Smeb e a KOO Tigers não eram uma equipe completa o suficiente para derrubar Faker e seu parceiro na rota superior, Jang "MaRin" Gyeong-hwan. Com toda a torcida alemã empurrando a Tigers no quinto e decisivo jogo, Faker teve o que pode ser sua maior performance, silenciando a multidão e terminando a série com um placar de 9/0/4 no comando de sua assinatura, Ryze.

Segundo lugar - SK Telecom T1 vs. Samsung Galaxy (Campeonato Mundial de 2016)

Antes do desgosto que viria um ano depois na China, houve apenas lágrimas de alegria para a SK Telecom T1 na final do Mundial. De volta a Los Angeles, onde conquistaram sua primeira Summoner's Cup, a SK Telecom T1 entrou no Mundial de 2016 com tanto ímpeto quanto um time poderia ter. No que ainda é considerado por muitos como o melhor jogo de League of Legends de todos os tempos, a SKT T1 derrotou seu rival de longa data, a ROX (anteriormente KOO) Tigers na arena mais famosa do mundo, Madison Square Garden, em frente a uma plateia ensandecida. A SKT T1 se recuperou de um déficit de 1-2 para vencer a série e eliminar a equipe que se esperava ser o maior desafio para manter seu título mundial.

Então, quando chegou a hora da partida com a Samsung, a SKT foi uma campeã mundial extremamente confiante enfrentando a terceira colocada da Coréia do Sul, que havia se beneficiado de um emparelhamento caído do céu, precisando apenas despachar duas equipes ocidentais as quartas e semis para jogar no Staples Center, em Los Angeles. Enquanto nos dois primeiros jogos da série parecia que a verdadeira final ocorrera em Nova York, a Samsung Galaxy se aproveitou de uma atitude excessivamente confiante que SKT no jogo três para prolongar a série. Não demorou muito até que a série estivesse num empate em 2-2, e foi a primeira vez que se acreditou que a final seria disputada em todos os cinco jogos.

A Samsung Galaxy, em um dos mais longos jogos da história do Mundial de League of Legends, luta para se manter viva contra a SK Telecom T1 Gail Fisher/ESPN

Embora Faker e companhia tenham conseguido a vitória em um quinto jogo relativamente simples, ele ainda continua sendo a única final do campeonato mundial a chegar tão longe.

Primeiro lugar - Taipei Assassins vs. Azubu Frost (Campeonato Mundial de 2012)

Você sempre se lembra da primeira vez e não é diferente com League of Legends.

Embora Season One Championship seja tecnicamente o início do circuito profissional de League of Legends como a conhecemos, a final do Mundial de 2012 foi o que realmente mostrou a visão do que temos hoje. Realizado no Galen Center da Universidade da Califórnia, o mundo viu uma das maiores surpresas na história dos esports, quando a Taipei Assassins derrotou a potência da Coreia do Sul, a Azubu Frost, em quatro jogos, para ser o primeiro time premiado com a Summoner's Cup.

Nós nunca veremos outra final como entre Assassins e Frost novamente. Naquela época, as equipes eram um mistério. Encontrar resultados de partidas e confrontos importantes demandava muito tempo e esforço. Hoje em dia, mesmo em regiões menores como Japão, tudo o que você precisa fazer é ir ao YouTube ou ao Twitch, pesquisar por alguns minutos, e você tem dezenas de jogos da equipe à sua disposição para mostrar como eles se comparam com o resto do mundo.

Em 2012, a Taipei Assassins era um enigma, uma equipe com pouca ou nenhuma informação pública. Pior para as equipes que a enfrentaram. A Assassins nem precisou mostrar nada nas fases de grupos, já que estava automaticamente nas quartas de final, onde começou sua jornada histórica ao eliminar NaJin Sword, da Coreia do Sul, Moscou 5, e vencer a favorita Azubu Frost.

Não foram os jogos mais sublimes e nem mesmo as finais mais disputadas até hoje. Esses pontos negativos não tiram o espetáculo e a aura que esse final ainda mantém. Existe uma chance de que Fnatic e Invictus possam se tornar a maior final da Copa Summoner da história, mas ter o mesmo impacto de 2012 em todo o mundo dos esports, não será nada fácil.