League of Legends
Matheus de Lucca • 25/01/2019
A temporada norte-americana começa neste sábado (26)
Foto: Riot Games
A temporada 2019 da liga norte-americana de League of Legends (LCS) começa neste sábado (26). Se você não anda por dentro de tudo o que rolou durante a dança das cadeiras entre as equipes e quais são os jogadores para ficar de olho, não se preocupe, nós do Versus contamos tudo para você.
Leia mais:
O formato
Cada equipe se enfrentará duas vezes em partidas de melhor de um (md1) ao longo da temporada. As seis primeiras colocadas na tabela disputam os playoffs, sendo que os dois primeiros times passam direto para as semifinais.
As equipes
As dez organizações participantes continuam as mesmas do ano passado - 100 Thieves, Clutch Gaming, Cloud9, CLG, TSM, Echo Fox, FlyQuest, OpTic Gaming, Golden Guardians e Team Liquid. A maioria das escalações sofreram alterações, tanto com jogadores importados quanto trocas dentro da própria região.
Foto: Riot Games
100 Thieves
Topo: Kim "Ssumday" Chan-ho
Caçador: Andy "AnDa" Hoang
Meio: Choi "Huhi" Jae-hyun
Atirador: Bae "Bang" Jun-sik
Suporte: Zaqueri "aphromoo" Black
Depois de uma performance duvidosa durante o Mundial 2018 e a incerteza sobre o ex-atirador Cody "Cody Sun", a 100 Thieves contratou ninguém menos que o AD Carry ex-campeão mundial diretamente da SKT. Com esse grande upgrade, o elenco parece promissor, ainda que a chegada de Huhi (que vem da CLG) represente uma troca quase equivalente com Ryu, que passa a ser coach do time. Cabe a AnDa manter o bom desempenho que teve na FlyQuest Academy para a 100 Thieves permanecer como uma das equipes mais fortes da LCS.
Foto: Riot Games
Cloud 9
Topo: Eric "Licorice" Ritchie
Caçador: Dennis "Svenskeren" Johnsen
Caçador: Robert "Blaber" Huang
Meio: Yasin "Nisqy" Dinçer
Meio: Greyson "Goldenglue" Gilmer
Atirador: Zachary "Sneaky" Scuderi
Suporte: Tristan "Zeyzal" Stidam
Como de costume, a Cloud 9 teve uma trajetória emocionante no final da temporada, chegando ao Mundial por meio da escalada. A maior parte do elenco se manteve, mas agora eles perderam Jensen, seu antigo midlaner, e contrataram o mid laner belga que foi um dos nomes mais bem cotados da liga europeia. Isso pode implicar em uma mudança total de estilo de jogo da equipe - teremos uma prévia disso na partida inaugural contra a Team Liquid neste sábado (26) - mas a Cloud 9 permanece como uma das organizações mais fortes na LCS.
Foto: Clutch Gaming
Clutch Gaming
Topo: Heo "Huni" Seung-hoon
Caçador: Nam "LirA" Tae-yoo
Meio: Tanner "Damonte" Damonte
Atirador: Chae "Piglet" Gwang-jin
Suporte: Phillipe "Vulcan" Laflamme
Huni é um dos jogadores mais versáteis de League of Legends, para o bem e para o mal. Às vezes genial, às vezes decepcionante. Essa incerteza, junto ao elenco de capacidades ainda não comprovadas (por mais que Piglet seja tão experiente quanto Huni) tornam a Clutch Gaming em um grande ponto de interrogação. Suas partidas de abertura serão contra Echo Fox e TSM, o que nos dará duas perspectivas bem diferentes de como a CG se portará.
Foto: CLG
Counter Logic Gaming
Topo: Darshan "Darshan" Upadhyaya
Caçador: Raymond "Wiggily" Griffin
Meio: Tristan "PowerOfEvil" Schrage
Atirador: Trevor "Stixxay" Hayes
Suporte: Vincent "Biofrost" Wang
Trocar Huhi pelo mid laner alemão foi uma decisão que provavelmente incomodou os fãs mais ávidos da CLG (como este que vos escreve), mas em termos técnicos é um upgrade e tanto. Wiggily é um talento ainda não comprovado na selva e não é exatamente uma melhoria em relação a Reignover, então teremos que pagar para ver nos jogos iniciais contra a OpTic e Team Liquid. Seria interessante ver Darshan recuperando sua forma, mas o mais provável é que a CLG permaneça como um time mediano.
Foto: Echo Fox
Echo Fox
Topo: Colin "Solo" Earnest
Caçador: Lee "Rush" Yoon-jae
Meio: Kim "Fenix" Jae-hun
Atirador: Apollo "Apollo" Price
Suporte: Nickolas "Hakuho" Surgent
O retorno de Rush para o campeonato norte-americano é empolgante, afinal, o caçador coreano praticamente não teve espaço no banco da KT Rolster na última temporada. O elenco não teve bom desempenho e é improvável que a chegada de Rush mude muita coisa.
Foto: FlyQuest
FlyQuest
Topo: Omran "V1per" Shoura
Caçador: Lucas "Santorin" Tao Kilmer LArsen
Meio: Eugene "Pobelter" Park
Atirador: Jason "WildTurtle" Tran
Suporte: Juan "JayJ" Guibert
Por incrível que pareça, a FlyQuest teve um bom fim de temporada no ano passado. Com a chegada de V1per, que precisa provar-se para ser considerado melhor que Flame, o antigo top laner, e Pobelter, que tem um estilo de jogo semelhante ao ex-mid laner Keane, esse elenco tem chance de chegar aos playoffs e dar trabalho para os adversários.
Foto: Riot Games
Golden Guardians
Topo: Kevin "Hauntzer" Yarnell
Caçador: Juan "Contractz" Arturo Garcia
Meio: Henrik "Froggen" Hansen
Atirador: Matthew "Deftly" Chen
Suporte: Kim "Olleh" Joo-sung
Não podemos negar que o elenco de jogadores é promissor. A dúvida que resta é se eles conseguirão funcionar como unidade. Froggen finalmente tem um time de respeito a seu lado desde que foi para a LCS, então agora veremos se ele ainda continua em forma. Felizmente, os jogos de abertura da GGS serão contra a FlyQuest e Echo Fox, que oferecerão dois desafios bem diferentes para esse elenco, e veremos como eles se adaptarão a eles.
Foto: OpTic Gaming
OpTic Gaming
Topo: Niship "Dhokla" Doshi
Caçador: William "Meteos" Hartman
Meio: Lee "Crown" Min-ho
Atirador: Noh "Arrow "Dong-hyeon
Suporte: Terry "BIG" Chuong
O ex-midlaner campeão mundial deixou as terras coreanas para se aventurar nos Estados Unidos pela OpTic, mas achamos difícil que ele tenha grande impacto no cenário ao lado desse elenco. Pode ser que sejamos surpreendidos, mas no papel e considerando as diferenças de idioma, a OpTic permanecerá como um time mediano.
Foto: Team Liquid
Team Liquid
Topo: Jung "Impact" Eon-yeong
Caçador: Jake "Xmithie" Puchero
Meio: Nicolaj "Jensen" Jensen
Atirador: Yiliang "Doublelift" Peng
Suporte: Jo "CoreJJ" Yong-in
O melhor time da LCS ficou ainda melhor com a chegada de Jensen e CoreJJ. Se a Liquid já fez os outros times de gato e sapato na temporada passada, agora a situação só piora para os adversários. É difícil enxergar problemas nessa line-up no quesito técnico - a única possível falha seria algum problema pessoal ou interno entre os jogadores. Fora isso, podemos contar com a Liquid no topo das tabelas.
Outro fator que deixa os fãs brasileiros ansiosos para a estreia da temporada é o fato de Rafael "Rakin" Knittel fazer sua estreia como reserva da Team Liquid na LCS e NA Academy. Apesar de não compor o elenco principal da Championship Series, há a possibilidade do brasileiro dar as caras durante o campeonato. Além disso, nas horas extras, Rakin atua como streamer da equipe.
Foto: Riot Games
Team SoloMid
Topo: Sergen "Broken Blade" Çelik
Caçador: Matthew "Akaadian" Higginbotham
Meio: Søren "Bjergsen" Bjerg
Atirador: Jesper "Zven" Svenningsen
Suporte: Andy "Smoothie" Ta
TSM apostou tudo no top laner europeu e pode ser que o tiro saia pela culatra, mas esta é uma line-up de respeito. Bjergsen continua sendo uma pedra firme na LCS e com o retorno de assassinos e carregadores na rota do meio é possível que tenhamos uma TSM propensa a arriscar-se e a jogar agressivamente. A adição de Smoothie como um suporte com mais capacidade técnica também pode viabilizar uma mudança no estilo de jogo da equipe
Conclusão
O panorama geral da LCS continua o mesmo - Liquid, Cloud 9 e TSM são os times que provavelmente continuarão no topo das tabelas, com poucas mudanças de line-up, ainda que algumas tenham sido significativas. A Golden Guardians pode surpreender os desavisados e a 100T certamente continua com potencial de bagunçar o Top 4. Pode ser que times como Echo Fox e FlyQuest aproveitem do início caótico da temporada, em um meta não tão bem definido, para acumular pontos e pegar os adversários desprevenidos.
Quanto ao cenário brasileiro, o CBLoL entra na sua terceira semana neste sábado e domingo. Veja tudo sobre o 1º split do campeonato brasileiro clicando aqui.
Matheus de Lucca está fazendo bootcamp por 1 mês no Versus. Você pode segui-lo no Twitter.