Perfil
Lucas Hagui • 26/03/2019
O jogador participou de seis edições do Worlds e também se destaca pelos cosplays
Foto: Reprodução/LoL Esports
Zachary "Sneaky" Scuderi é um dos atiradores mais famosos do cenário norte-americano de League of Legends jogando pela Cloud9. Por ser esse ícone do cenário competitivo, o Versus decidiu destrinchar a carreira de Sneaky.
Leia mais:
Nascido em 19 de março de 1994, em Winter Springs, Flórida, Sneaky jogou games como Heroes of Newerth, Defense of the Ancients e World of Warcraft - inclusive, ele foi um dos melhores Mage Rogue em duelos competitivos 2 vs 2. No entanto, foi em League of Legends que ele começou a se destacar como pro player, alguns meses depois de conhecer o game.
Caminho até a LCS
A carreira de jogador profissional começou em abril de 2012 na Ordinance Gaming jogando na rota do meio. Mas foi quando ele trocou de equipe, em junho do mesmo ano, e entrou na Absolute Legends, que Sneaky descobriu a sua qualidade como atirador.
Jogando em ligas desafiantes, Sneaky passou por times como Pulse Esports e a reserva da Team Dignitas até chegar na Quantic Gaming no ano de 2013, em que conquistou a vaga na LoL Championship Series North America (LCS NA) ao vencer a compLexity Gaming de 3 a 0.
Mesmo com uma conquista marcante para qualquer time desafiante, a Quantic Gaming anunciou que iria abandonar a line-up. Mas para a sorte dos jogadores, a Cloud9 se mostrou interessada e contratou a equipe, ganhando também a vaga para o split de verão da LCS NA em 2013.
Foto: Reprodução/LoL Esports
Na época, a liga ainda não operava com o sistema de franquias e as vagas eram dadas às line-ups que conquistaram o espaço. No caso, a equipe era composta por:
- An "Balls" Van - Topo
- William "Meteos" Hartman - Selva
- Hai "Hai" Du Lam - Meio
- Zachary "Sneaky" Scuderi - Bot
- Daerek "LemonNation" Hart - Suporte
Para a sorte da organização, o time adquirido era muito habilidoso e mostrou um pensamento diferente a respeito do metagame. Um dos melhores exemplos é a composição de Ashe e Zyra, que foi utilizada por muito tempo e tinha o foco em prender o inimigo para finalizar rapidamente.
Veja a seguir o momento em que Yiliang "Doublelift" Peng, pela Couter Logic Gaming, poderia ter largado o teclado contra a Ashe e Zyra da C9:
Com uma equipe tão diferente, eles estabeleceram recordes existentes até hoje, como a melhor campanha de um time na LCS NA, com 30 vitórias e três derrotas (incluindo jogos dos playoffs) no Summer Split da Season 3 - além de vencer a então favorita Team SoloMid.
Nessa temporada, Sneaky conseguiu um AMA (média de abates, mortes e assistências) de 6,96 na fase regular e 7,56 nos playoffs, um valor bem alto para a função de atirador em um meta no qual AD carries eram especialmente focados pelos adversários.
Essa dominância durou até o primeiro split de 2014, em que a Cloud9 foi bicampeã vencendo a TSM. Após esses dois títulos a C9 não chegou a conquistar a LCS novamente, mas chegou até as finais cinco vezes, provando sua excelência e consistência como equipe.
Mesmo assim, desde o início da carreira na liga profissional pela Cloud9, Sneaky nunca deixou de atuar em um mundial, pois venceu todas as qualificatórias regionais e é um dos jogadores que mais apareceu na competição, marcando presença nas edições de 2013 a 2018 do Worlds.
O maior destaque no mundial foi a campanha de 2018, no qual a equipe chegou até as semifinais, conquistando também o posto de posição mais alta alcançada por uma equipe norte-americana no torneio.
Waifus e daltonismo
Um fato curioso é que Meteos e Sneaky são grandes amigos, inclusive realizavam streams em conjunto e falavam muitas besteiras durante a transmissão, além de criar o costume de ler todas as mensagens recebidas por meio de doações - até as menos apropriadas.
Por conta dessa parceria tão conhecida, Sneaky tem um travesseiro de waifu (termo para esposa utilizado em animes e mangás) com o rosto de Meteos, que foi usado por muito tempo após a saída do caçador da C9, além de terem participado de uma propaganda oficial sobre o sistema de honra de LoL.
Outro ponto de destaque é o fato de Sneaky ser daltônico com protanopia, isto é, dificuldade para enxergar tons de vermelho, e ele mostrou aos fãs a sua dificuldade ótica com um teste durante uma de suas transmissões. Confira a seguir:
Cosplays e mais cosplays!
Além de uma carreira marcante como jogador, Zachary "Sneaky" Scuderi surpreendeu a todos com seus ótimos cosplays de personagens de League of Legends. O primeiro cosplay realizado foi o de Star Guardian Urgot em 2017, mas foi em março de 2018 que ele chocou o mundo com a caracterização de Lux Elementalista.
Durante o ano de 2018, Sneaky realizou outros cosplays e conquistou a simpatia da comunidade e fez muitos jogadores duvidarem de sua sexualidade, com Sivir Entregadora de Pizza, Soraka Guardiã Estelar, Ahri da Dinastia, Xayah e Rakan (com o atirador Bae "Bang" Jun-sik da T1) e o mais recente de Kai'Sa K/DA em fevereiro de 2019.
Confira algumas fotos a seguir:
Foto: Reprodução/LoL Esports
Imagem: Reprodução/Daniel Huang
Foto: Reprodução/Lynn
Foto: Reprodução/Lynn
Foto: Reprodução/Lynn
Foto: Reprodução/Lynn
O legal dessa história é que os cosplays também se tornaram uma marca registrada do atirador, que aparece até em propagandas oficiais da Cloud9 caracterizado de Lux.
Imagem: Reprodução/Cloud9
Com tanta habilidade e carisma, Sneaky conquistou muitos fãs que o seguem até hoje. Atualmente Sneaky está jogando pela Cloud9 no primeiro split da LCS NA 2019, em que está classificado para as semifinais pela 2ª colocação na etapa regular com o placar de 14-4 (vitórias e derrotas).
As partidas são realizadas nos canais oficiais da Riot Games.
Lucas Takashi é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @IugahTK.