LoL: Riot anuncia novo sistema de balanceamento de campeões - Versus

League of Legends
LucasHagui•05/06/2019

A Riot Games anunciou o novo sistema de balanceamento de campeões em League of Legends, destacando alterações que tornará o game melhor para todos os jogadores, evitando realizar mudanças exclusivamente aos melhores players da região.

Leia mais:


Com o novo Plano de Balanceamento de Campeões, quatro quesitos serão levados em conta para realizar o balanceamento mais adequado, que são: Jogador Regular, Jogador Habilidoso, Jogador de Elite e Cenário Competitivo.

O ponto de Jogador Regular levará em conta o balanceamento para os elos com a maior quantidade de pessoas, no caso os 90% do servidor. Levando o desempenho desses jogadores como balança, será mais fácil detectar um campeão que é forte e sem complexidade de gameplay - os famosos "quebrados da soloq".

Assim, os campeões nesse critério poderão ter:

  • Limite máximo: 54,5% de taxa de vitória se a Taxa de Banimento (TBM) for menor que 7% ou 52,5% para taxa de banimento maior que 5x o TBM
  • Limite mínimo: 49% de taxa de vitória

Em Jogador Habilidoso estão os outros 10% das ranqueadas do servidor. Eles são mais habilidosos e sentem mais a força dos personagens, porém ainda não se equiparam ao grupo mais avançado.

Assim, os critérios com base nesses jogadores serão:

  • Limite máximo: 54% de taxa de vitória se a TBM for menor que 7% ou 52% para taxa de banimento maior que 5x o TBM
  • Limite mínimo: 49% de taxa de vitória


Os Jogadores de Elite são os melhores do servidor, em que apenas 0,1% estão nesses elos. Diferente dos critérios anteriores, a Riot utilizará a presença como fator principal, ao invés de utilizar somente a taxa de banimento. Além disso, o nível de habilidade deles são tão elevados que o balanceamento do campeão não é o único fator que tem impacto no resultado.

Com isso, os critérios serão:

  • Limite máximo: 45% de taxa de banimento
  • Limite mínimo: 5% de presença de escolha

Por fim está o Cenário Competitivo, em que será considerado o desempenho das ligas das principais regiões LCK, LPL, LEC, LCS e LMS - Coréia do Sul, China, Europa, América do Norte e Taiwan, respectivamente.

Por ter a questão de meta incluída, campeões fortes podem não aparecer só por não encaixar em composições específicas e não por estar fraco. Assim essa seção levará mais em conta o contexto do meta para buffs e nerfs de campeões, resultando em:

  • Limite máximo: 90% de presença na atualização atual ou 80% em atualizações consecutivas
  • Limite mínimo: 5% de presença


Levando os quatro quesitos em consideração, qualquer campeão que não atenda a eles será alvo de balanceamento. Essa é uma maneira de deixar o jogo mais justo para todos, já que antigamente o game era balanceado apenas olhando os status dos elos Platina e superior.

Confira todos os detalhes e respostas de dúvidas comuns na página do Diário de Desenvolvimento de League of Legends.

Quer melhorar e se tornar um pro player de League of Legends? Então veja o vídeo acima e confira a visita que o Versus fez ao curso da Live Arena.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Lucas Takashi é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @IugahTK.